Engenheira emite análise de rachadura na ponte do Jazigo em ST

Após o Farol solicitar, em primeira mão, a Conselheira do Crea-PE, Roberta Menezes, uma análise técnica de uma rachadura na ponte do Jazigo, na BR-232, em Serra Talhada, a engenheira nos enviou um parecer sobre o caso.

Roberta também agiu rápido e acionou o deputado federal da terra, Waldemar Oliveira (Avante), para que acione o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), no sentido de que o órgão realize uma nova vistoria no local. Acompanhe a análise abaixo:

ANÁLISE TÉCNICA DA ENGENHEIRA ROBERTA MENEZES – RACHADURA PONTE DO JAZIGO

Roberta Menezes - Foto: Licca Lima/Farol de Notícias
Roberta Menezes – Foto: Licca Lima/Farol de Notícias

Atendendo à solicitação encaminhada pelo Farol de Notícias sobre um vídeo publicado no Instagram, que mostra uma rachadura na ponte próxima ao Jazigo, esclarecemos que se trata de uma fuga de material do aterro no encontro da estrutura, causada por infiltração de água superficial devido às chuvas. O problema é resultado de falta de manutenção.

As medidas a serem tomadas incluem:

1. Remoção da pavimentação na área afetada.
2. Preenchimento dos espaços vazios com solo-cimento.
3. Reposição das camadas do pavimento.
4. Verificação da drenagem superficial no local e, se necessário, sua melhoria.

Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Engenheira emite análise de rachadura na ponte do Jazigo em ST

O desnível formado pelo defeito pode ocasionar desconforto para motoristas que trafegarem em alta velocidade. Assim, recomenda-se a instalação imediata de sinalização de advertência até a conclusão dos reparos.

É importante destacar que, em 2020, o Farol de Notícias entrou em contato com o então deputado federal Sebastião Oliveira, que solicitou uma fiscalização técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

À época, o órgão afirmou que não havia danos estruturais visíveis à ponte, indicando que as vibrações e o funcionamento estavam normais, e a fissura não comprometia a capa asfáltica.

Nesta manhã, entrei em contato com o deputado Waldemar Oliveira, que prontamente se comprometeu a solicitar uma nova vistoria técnica pelo DNIT.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

VEJA O VÍDEO DO LEITOR COM A RACHADURA