Enorme esqueleto de dinossauro descoberto em jardim portuguêsDo BBC  News

 

Os restos do que poderá ser o maior dinossauro já descoberto na Europa estão a ser escavados num quintal português.

O esqueleto fossilizado de um saurópode foi descoberto na cidade central de Pombal em 2017, quando um homem começou a construir a sua casa.

Os saurópodes foram os maiores de todos os dinossauros e os maiores animais terrestres que já viveram.

Eles tinham pescoços e caudas longos, comiam plantas e andavam sobre quatro patas.

No início deste mês, paleontólogos de Portugal e Espanha desenterraram partes da espinha e costelas de um possível saurópode braquiossaurídeo que sugerem que o enorme réptil tinha cerca de 12 metros de altura e 25 metros de comprimento.

O esqueleto foi encontrado em rochas sedimentares do Jurássico Superior, sugerindo que tem cerca de 150 milhões de anos.

O esqueleto – encontrado na posição em que o dinossauro provavelmente morreu – agora está sendo estudado por uma equipe de pesquisa internacional.

Por causa do posicionamento relativamente intacto do esqueleto, os paleontólogos que trabalham na escavação estão esperançosos de que ainda há mais do que desenterraram.

“Não é habitual encontrar todas as costelas de um animal assim, muito menos nesta posição, mantendo a sua posição anatómica original”, disse ao Phys Elisabete Malafaia, investigadora de pós-doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. site .org.

Fonte da imagem: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa