Fotos: Farol de Notícias/Manu Silva

Nesta sexta-feira (11), o FAROL recebeu a visita do engenheiro eletricista Gustavo Melo, de 28 anos, pré-candidato a prefeito de Calumbi, no Sertão do Pajeú. Numa conversa franca, Gustavo revela que está  pronto para derrotar o grupo do atual prefeito Joelson (PSB), que governa o município numa coalizão quase familiar. Leia a entrevista na íntegra.

20150911_100116

ENTREVISTA COM GUSTAVO MELO – PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE CALUMBI

FAROL: Gustavo, você está aí na batalha com o pré-candidato a prefeito de Calumbi e a gente queria começar esse entrevista perguntando o que é que estimula você a concorrer a prefeitura de Calumbi?

GUSTAVO MELO: Bom dia, Giovanni. É um prazer estar participando aqui com você dessa entrevista, é uma oportunidade da gente conversar um pouco a respeito da situação. O que me motiva a botar essa pré-candidatura em Calumbi é um sentimento que a gente tem percebido na população de uma mudança, de uma renovação. Calumbi vem passando por um ciclo político já há algum tempo e a gente tem sentido que a população quer mudança e que renove-se o quadro político.

Por ser calumbiense, apesar de morar em Recife, mas a gente tem um sentimento por nossa terra, a gente gosta da nossa cidade, gosta das pessoas que nela vivem. Quando a gente vê a cidade do jeito que ela se encontra, com o povo desmotivado, o povo cabisbaixo, a gente fica com o sentimento de ter que ajudar. Fazer o nosso papel de cidadão calumbiense de tentar contribuir e fazer da melhor maneira para tentar melhorar o quadro.

FAROL: Você falou em questões de sentimento, a gente sente que a autoestima do povo de Calumbi está em baixa. De cada dez notícias, nove são negativas, notícias de má gestão, má administração. Qual o sentimento? Você tem alguma estratégia para resgatar essa alegria e amor pela cidade?

GUSTAVO MELO: Eu acredito no seguinte, a grande mudança que Calumbi precisa de antemão é voltar o respeito e a moralidade. Calumbi é uma cidade formada por famílias de bem, pessoas de bem e que precisa em primeiro momento resgatar a moralidade da cidade. As pessoas precisam se sentir respeitadas, as pessoas passem a respeitarem os outros. A gente quer resgatar esse sentimento de famílias de bem, ordeiras para que as pessoas vivam em paz e em harmonia com a sociedade.

A primeira situação que a gente sente em Calumbi é que ela precisa de uma moralidade, de um respeito. A gente precisa praticar isso, mostrar que a população merece o respeito. Isso é uma medida que tem que ser imediata, tem que ser um exemplo. A gente que quer ser um administrador público temos que ser exemplo, temos que dar exemplo que os caminhos têm que ser de respeito, de honra, de princípios dignos, de família. Então, é isso que a gente tem que transmitir, nós, como pessoas públicas, temos que ter esse sentimento que a primeira iniciativa, o primeiro a fazer é trazer a ordem e a moralidade para a nossa cidade.

20150911_100006

FAROL: Pegando esse gancho, eu queria que você comentasse um episódio recente que repercutiu de forma estupenda no FAROL.  O comportamento do prefeito Joelson (PSB) recentemente em um evento, onde ele partiu para o embate com os adversários, inclusive com palavras de baixo nível. Queria saber como você analisa o comportamento do gestor de uma cidade como Calumbi e como você analisa a administração do prefeito? Que nota você daria a gestão do prefeito Joelson?

GUSTAVO MELO: Eu vi o vídeo, eu não estava aqui na festa, mas a gente vê com muita tristeza. Um representante da população subir em um palanque, em festa pública e chamar o munícipes de vagabundos. Eu acho que isso é um total desrespeito com a sociedade, mostra realmente a essência desse governo, um governo que não tem preocupação com o próximo, não tem preocupação com as famílias, com as pessoas de bem. Você como homem público está passivo de ser rejeitado, isso faz parte da pessoa que se coloca como homem público. Jamais você pode se dirigir a sua população, as pessoas que você representa, as pessoas que confiaram em você. Se hoje ele é o atual prefeito é porque a maioria confiou nele, achando que naquele momento, talvez, ele fosse o melhor.

Mas você jamais pode subir e falar aquilo, para a gente eu sinto muita tristeza, quando a gente vê aquele vídeo e aquilo foi repercutido no FAROL e deu uma repercussão enorme no estado. Ver as pessoas conversando com a gente, e muita gente fala com um sentimento de tristeza, a que ponto chegamos. Temos que passar por um gestor público que chega lá na frente e faz esse tipo de situação, mas esperamos que a população faça essa análise, perceba com clareza isso que está aí. A avaliação que a gente faz do governo atual é uma avaliação negativa, a gente tem conversado com as pessoas, tem visitado o município e tem percebido que a população desaprova esse governo.

Eu diria que a nota do atual gestor seria uma nota reprovável, eu não vou mensurar aqui qual seria de zero a dez. Mas a gente tem o sentimento e que tem percebido na população que é uma nota reprovável.

20150911_100016

FAROL: Quantos partidos estão nessa coligação para enfrentar o prefeito Joelson?

GUSTAVO MELO: Atualmente a gente está com quatro partidos que estão fazendo parte dessa composição, que é o PSD, encabeçado por mim; tem o PT, tem o PTB e também o PMDB. A princípio são esses quatro partidos, mas estamos em conversas bem avançadas com outros partidos do município, pessoas que cada vez mais estão percebendo que o projeto é interessante. A proposição nossa faz sentido, realmente é um desejo de mudar a atual situação do município e a tendência é que isso vai crescer com certeza. A gente vai fazer uma coligação, eu tenho certeza que a gente vai engrossar esse caldo.

FAROL: Para finalizar, qual mensagem você deixaria para os leitores do FAROL e principalmente para os leitores de Calumbi?

GUSTAVO MELO: Eu queria deixar uma mensagem de esperança e dizer a população de Calumbi que se mantenha viva, se mantenha na ativa. Não vamos deixar a esperança morrer. Eu estou aqui, estou à disposição do povo de Calumbi, estou à disposição para a gente conversar, debater ideias e conversar com o que seja melhor.

Ao FAROL DE NOTÍCIAS só tenho a agradecer o espaço, eu só tenho a agradecer, sou leitor assíduo e ele é uma referência na região. Então, para mim, diariamente eu tenho o prazer de visitar o FAROL e me inteirar das notícias. E lhe parabenizar pelo trabalho que tem um papel importantíssimo, principalmente no momento em que a gente vive no país, estamos precisando desse poder de policiar, de estar ativo. Então, parabéns pelo FAROL, é um prazer e conte sempre comigo para o que precisar.

20150911_100023