Por Adriano Camilo, estudante da EREM Cornélio Soares — Jornal Estudantil EREM Cornélio Soares
Na manhã desta quarta-feira, 18 de junho, a EREM Cornélio Soares, em Serra Talhada, realizou a segunda edição do projeto “Nas Margens do Pajeú: Riquezas e Tradições”, uma iniciativa que reafirma o compromisso da escola com a preservação da identidade cultural do sertão pernambucano.
Inspirado nas riquezas simbólicas do Pajeú — território marcado por forte expressão artística, musical, religiosa e popular — o projeto mobilizou a comunidade escolar em uma grande celebração das tradições nordestinas. A programação contou com apresentações teatrais, danças, videoclipes, documentários, além de exposições temáticas que trouxeram à tona elementos marcantes da vida no sertão: a culinária típica, os utensílios de uso cotidiano, as festas tradicionais, a vaquejada e a prática da “medicina popular” com o uso de ervas e raízes.
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Outros aspectos igualmente valorizados foram a figura histórica das rezadeiras e benzedeiras nas comunidades e a memória oral, transmitida de geração em geração. Todo o trabalho foi conduzido pelos próprios estudantes, que se envolveram na pesquisa, produção e apresentação dos conteúdos — uma vivência pedagógica que uniu conhecimento acadêmico e pertencimento cultural.
A proposta, vivenciada desde 2024, integra o calendário pedagógico da escola e já se tornou referência como prática educativa que fortalece a valorização das raízes sertanejas. Através do projeto, a EREM Cornélio Soares transforma o espaço escolar em palco de memória, arte e identidade, reafirmando que aprender também é saber de onde se vem.
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