Escola Fausto Pereira, em ST, realiza projeto afro

Fotos cedidas ao Farol de Notícias

Publicado às 05h27 desta quarta-feira 28

Nesta quinta-feira (22), toda a comunidade do entorno da Escola Integral Municipal Fausto Pereira, localizada na Fazenda Sanharó, na Vila Luanda, na zona rural de Serra Talhada, participou da culminância do projeto “Vozes da Resistência: Identidade, Memória e Cultura do Quilombo Alto de Luanda”.

Professores e alunos do pré-escolar ao 9º ano vêm vivenciando a temática há quatro meses e durante esse período foram desenvolvidas atividades de pesquisa de campo.

Os alunos também tiveram a oportunidade de assistir documentários que mostram desde o início da escravidão no Brasil até chegar ao histórico do Quilombo Alto de Luanda, localizado na comunidade.

O evento contou com a presença de Joselayne Dayse – gerente de políticas pedagógicas; Fátima Oliveira – diretora das escolas integrais; Mônica Cabral – Secretária executiva da mulher; Cícero Alexandre – coordenador de comunidades quilombolas; Hebert Inácio – sacerdote do Candomblé, e membros do Quilombo Alto de Luanda.

Segundo a gestora da escola Maria do Socorro dos Santos Pereira, o objetivo maior era resgatar a história do Quilombo Alto de Luanda, inseri-los no contexto social, além de mostrar à comunidade a cultura dos nossos antepassados africanos.

Em depoimento, a coordenadora pedagógica Cícera Pereira dos Santos Bezerra avaliou como bem sucedida a atividade. “Acredito que conseguimos alcançar o nosso objetivo que é o de resgatar, de despertar no nosso aluno e na nossa comunidade esse sentimento de valorização do ser e do querer ser um quilombola”, concluiu.

Escola Fausto Pereira, em ST, realiza projeto afro Escola Fausto Pereira, em ST, realiza projeto afro Escola Fausto Pereira, em ST, realiza projeto afro Escola Fausto Pereira, em ST, realiza projeto afro Escola Fausto Pereira, em ST, realiza projeto afro Escola Fausto Pereira, em ST, realiza projeto afro