A equipe de Gestão de Equidade Racial do município de Serra Talhada por meio da secretaria de Educação em parceria com as escolas da rede, promove no período de 29 de outubro a 01 de novembro, ações relacionadas a consciência negra, racismo, discurso de ódio e intolerância religiosa.
O projeto faz parte da conclusão do curso de Gestão de Equidade Racial, e no ano de 2025 a equipe dará formação nas escolas para os gestores das escolas. A equipe é formada por, Cristiane Góis, Luan Brito, Manuella C. da Silva – Quilombola e Delaine Moura
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
A Consciência de novembro é pra valer o ano inteiro.
O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil no dia 20 de novembro, sendo reconhecido como feriado em muitos estados. Essa data tão importante foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência contra a escravidão dos povos afro-brasileiros durante o período colonial.
Logo, discutir a contribuição da cultura negra por meio de projetos da escola é algo cada vez mais atual e necessário. Promover projetos relacionados ao Dia da Consciência Negra é vital para transformar a escola em um espaço de diálogo sobre o racismo, o preconceito, os estereótipos e a discriminação.
Dessa forma, as escola Martin Luther King incentiva a tolerância, empatia e o respeito mútuo, pois o trabalho com a temática pode estimular os estudantes a questionarem as desigualdades raciais — desenvolvendo mais senso crítico.
Durante essa semana a escola está promovendo diversas ações, dentre elas:
- Oficinas
- Contação de história obre a cultura afro-brasileira e africana.
- Pinturas
- Danças,
- Brincadeiras
- Culinária africana;
- Cartazes e produções textuais
- Cinema negro
- Palestras sobre racismo
- Feira da cultura negra
- Clube de leitura de autores negros
- Semana da representatividade
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
As atividade serão encerradas no dia 01 de novembro com a realização de uma caminhada em prol da equidade racial. A saída será na escola Martin Luther King às 8h da manhã, o percurso seguirá pela Rua Enock Ignácio de Oliveira (Rua 15) e terminará na igreja do Rosário, na Concha. Estarão presentes na caminhada escola Cônego Torres, a comissão quilombola e grupo de capoeira Muzenza e Movimento Negro. Todos estão convidados para participar desse evento de grande importância.
1 comentário em Escola de ST realizará caminhada em prol da consciência negra