Escolas estaduais de ST revoltadas com a organização do desfile cívico

Foto: Arquivo Farol

A redação do Farol recebeu uma carta aberta de protesto sobre o desfile cívico realizado em Serra Talhada, neste 7 de Setembro. A missiva foi enviada por uma diretora de uma escola estadual, que pediu para não ter seu nome divulgado, justificando que deseja apenas colaborar para que possíveis erros sejam reparados, no ano que vem.

Segundo ela, as escolas estaduais não foram ouvidas pela Secretaria de Educação, e muitos erros foram cometidos. Confira.

Continua depois da publicidade

CARTA ABERTA SOBRE O DESFILE CÍVICO

Infelizmente o sentimento das Instituições que contribuem para manter a tradição do desfile cívico é um misto de indignação e desrespeito. Falo pelas Escolas da Rede Estadual de ensino que, modéstia a parte, têm as melhores bandas marciais, preparadas para participarem de grandes eventos como copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, entre outros. E que todos os anos abrilhantam os desfiles favorecendo a participação das escolas municipais que não dispõem de bandas marciais e do Instituto Federal que foi conduzido ontem pela banda Irnero Ignacio.

Não fomos convidados a participar da reunião de planejamento. Recebemos apenas o convite para participar do desfile no horário da tarde. Era previsto a insuficiência de tempo para a quantidade de Instituições participantes. Alertamos, questionamos, em vão!

DESRESPEITO

Enfim, ontem constatamos o óbvio: uma situação desrespeitosa e constrangedora que se iniciou com a falta de um planejamento que contemplasse o tempo de apresentação de todas as Instituições confirmadas, até o horário previsto para o encerramento, considerando o atraso das autoridades e os imprevistos, seguido da falta de iluminação adequada na avenida Enock Inácio e da ausência de guardas municipais para conter as invasões das pessoas durante a passagem do desfile.

ATRASO

As escolas foram convocadas para a concentração ás 15 horas para iniciar o desfile ás 16h. Porém amarraram o desconforto da espera por mais de 2 horas, graças ao atraso dos que ocupam o palanque e dos discursos longos para a ocasião.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Como se não bastasse o infortúnio da espera ainda fomos responsabilizados pelo descaso e constrangidos com os pedidos para apressar o desfile, não realizar as paradas necessárias para apresentação de um trabalho planejado e ensaiado a meses com muita dificuldade.

Sempre foi muito difícil os bastidores do desfile cívico, mas superou o limite da tolerância e do respeito a todos que se dedicaram para lindas apresentações e foram constrangidos e ofuscados pelo descaso e desvalorização de uma tradição que resiste há anos, graças a persistência e resiliência das nossas escolas. Espero que repensem e que o que aconteceu ontem impulsione mudanças positivas.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)