Nesta terceira e última reportagem, de uma série de três matérias publicadas ao longo da semana sobre os avanços da educação superior em Serra Talhada, tendo como foco as obras de construção da UPE (Universidade de Pernambuco) no município, revelamos o segredo propulsor da esperança por dias melhores entre estudantes, professores, empresários e a administração da universidade. Vale a pena conferir!  

REUNIÃO

Reitor Pedro Falcão conversa com estudantes, professores e empresários em Serra Talhada

Atualizado às 22h25 deste domingo (19)

Uma atitude que aproxima e conecta as pessoas tem o poder de inverter valores e significados. E essa simples atitude motivada pela preocupação de trilhar um novo caminho na educação, vem preenchendo os planos de interiorização da Universidade de Pernambuco (UPE) em Serra Talhada. Por sua vez, a Capital do Xaxado é um protótipo desse despertar. Aqui, alunos, professores, empresários e a reitoria estão sendo protagonistas do sentimento que remove, supera e vence barreiras: a união. Esse canal afetivo foi testado no dia 26 de junho deste ano, no auditório da Fafopst (Faculdade de Formação de Professores), quando o reitor da UPE, Pedro Falcão, esteve em Serra Talhada com uma missão muito simples: ouvir críticas e sugestões.

“O que ele nos deixou claro nesta reunião é que não vai ser fácil, irão aparecer muitos obstáculos para nós diante a atual crise porque passa o Brasil e também Pernambuco. Mas ele deixou claro também que está junto com a gente para o que der e vier, que não estamos desamparados. Por isso eu digo que estou confiante no futuro da UPE aqui em Serra Talhada”, disse o estudante Ailton José de Souza, do 5º período de Medicina, complementando: “É muito difícil um reitor ter uma atitude como essa de buscar essa aproximação com os alunos. Na conversa que tivemos com ele, o reitor foi bastante sincero nos garantindo total apoio, como por exemplo, nas próprias questões estruturais, com a continuidade da construção do nosso campus”.

Leia também: UPE une PSB e PT; estudantes e professores destacam avanços em Serra Talhada

Especial UPE: Campus em ST já é realidade e terá capacidade para mais de mil alunos

Pedro Falcão é o primeiro reitor da UPE advindo do interior e, talvez por isso, esteja demonstrando atenção especial às demandas dos estudantes nos diversos campus Pernambuco adentro. Em Serra Talhada, além de parar para ouvir sugestões e preocupações do corpo acadêmico local, veio também injetar ânimo na equipe, balançando e fortalecendo o espírito da tropa para os desafios a enfrentar. Otimismo compartilhado também pelo diretor técnico da Natal Engenharia, Kênio Carvalho, que mesmo ciente das dificuldades porque passa o país e o Estado, vem tocando a obra na esperança de concluí-la sem interrupções.

“Estamos bastantes orgulhosos de tocar essa obra porque geralmente grandes empreendimentos como esses acabam nas mãos de construtoras de Recife, ou de outras capitais. E aqui a universidade está gerando emprego com profissionais da própria região. É um desafio grande, mas que iremos dar conta com muito trabalho”, disse.

Kenio Obras

Canteiro de obras da UPE em Serra Talhada; engenheiro Kênio Carvalho motiva a equipe 

Kênio também participou da reunião com o reitor Pedro Falcão ao lado do presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Everaldo de Melo Lima, do Sindcom (Sindicato Patronal), Francisco Mourato, professores e alunos. O diretor da Natal Engenharia lembra que o sentimento otimista por parte da administração da universidade de Pernambuco também vem sendo transmitido para os trabalhadores no canteiro de obras.

UPE E ESTUDANTES UNIDOS

“Somos uma universidade que preza a união. Da mesma forma que a gente foi sincero no que dissemos ao reitor, de negativo ou positivo, de forma realista ele também foi com a gente”, enfatizou a estudante de Medicina, Viviane Gleice, 21 anos. “Nossa relação com o reitor Pedro Falcão é mais antiga. Antes mesmo dele se candidatar como reitor ele já era bem íntimo do campus do interior do Estado, até porque ele é do interior e sempre que tínhamos dificuldades a gente ligava e aperreava e ele (Pedro Falcão) se prontificava e resolvia realmente. É uma relação de retribuição de confiança que tivemos nele nas eleições para a reitoria e que a gente continua mantendo”, comentou a aluna Maria de Lourdes Menezes, 21, também do 5º período de medicina.

A primeira etapa das obras do campus da UPE em Serra Talhada segue firme com previsão para ser inaugurada em 2016. Na reunião com Pedro Falcão, no dia 26 de junho, foi cogitada, entre outros temas, a possibilidade da Universidade de Pernambuco reabrir o pronto socorro São José, que foi fechado no Centro de Serra Talhada, para a montagem de um hospital-escola. A demanda será levada até a secretaria estadual de Saúde.

Reitor Pedro Falcão (centro) tem aproximado os estudantes dos planos e dificuldades a serem enfrentados em Serra Talhada
REUNIAO UPEupe