Especialista explica como diminuir o uso de telas das crianças - Foto: Freepik
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As férias escolares representam uma excelente oportunidade para diminuir uso das telas. Para isso, é fundamental definir limites de tempo para a utilização de dispositivos eletrônicos. Embora seja uma tarefa que se mostre difícil, com um bom planejamento e a definição de regras adequadas, isso se torna viável.

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“Lidar com a resistência das crianças pode ser uma missão desafiadora. Essa oposição surge por diversas razões, como a pressão dos colegas, o costume de usar a tela para se divertir e a percepção de que não existem opções mais interessantes. No entanto, ao adotar uma abordagem estratégica, é possível enfrentar essa dificuldade de forma positiva”, explica Amaro Ferreira, coordenador do curso de Psicologia da UNINASSAU Caxangá.

Desenvolver memórias positivas fora do mundo digital é uma maneira eficaz de reduzir a dependência dos eletrônicos. Segundo o psicólogo, equilibrar o tempo em frente às telas com atividades off-line assegura que as crianças tenham acesso a conteúdos seguros e educativos. “É fundamental descobrir como utilizar a tecnologia de forma construtiva e promover os desenvolvimentos físico, social e cognitivo dos pequenos”, afirma.

Estabelecer uma rotina saudável, com horários para uma variedade de atividades, contribui para ocupar o dia com opções mais benéficas. “É importante instituir períodos determinados para o uso de dispositivos eletrônicos e certificar-se de que o tempo de tela seja limitado. Por exemplo, uma hora diária para crianças mais novas (2 a 5 anos) e até duas horas por dia para as mais velhas”, recomenda.

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Oferecer alternativas interessantes que não dependam da tecnologia é fundamental, como jogos de tabuleiro, livros e artesanato. Atividades ao ar livre, como passeios em parques e praias, proporcionam excelentes chances de conectar-se com a natureza e incentivar a atividade física. Além disso, momentos em família, como cozinhar ou praticar esportes juntos, fortalecem os vínculos e tornam as férias mais relevantes.