Teatro e cultura - Fotos: Divulgação
Teatro e cultura – Fotos: Divulgação

Neste mês de maio algumas escolas da rede municipal de ensino de Serra Talhada receberão o projeto: “Recitação Poética Uma Ode à Serra Talhada” do produtor cultural Weslley Lima, com produção geral da Equipe Teatral de Serra Talhada – ETEAST.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O projeto é fruto da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo e é gerida pela Fundação Cultura de Serra Talhada. A encenação, que será apresentada pelos artistas cênicos para o publico estudantil do fundamental 2, faz a junção dessas duas manifestações artísticas tão intrínsecas, partindo de poesias que enaltecem as belezas e histórias de Serra Talhada, que acaba de completar 173 anos emancipação.

Continua depois da publicidade

Um ponto que merece destaque são os textos escolhidos para cada cena, todos escritos por mulheres/poetisas serra-talhadenses, agregando valor ao gênero feminino e colocando-as em foco, através da poesia escrita, falada e teatralizada, outro detalhe significativo é a execução do “Hino de Serra Talhada”, uma composição da professora Anália Rocha, com melodia do Maestro Luiz Benjamim, na voz da atriz Dorotea Nogueira.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

O IMPACTO DO TEATRO

O Teatro, ao longo da história humana, se consolidou como uma manifestação artística que, dentre suas inúmeras funções: aguça as sensações humanas, transforma realidades, desperta ações e reações. Já a poesia é fascinante e reveladora, acalenta a alma de quem as lê e de quem as escreve.

Os poemas selecionados são: “Coração Pernambucano”, “Serra Talhada 1 e 2”, e “Minha Terra Natal”, da professora aposentada, poetisa e cordelista Maria de Jesus Sousa; “Parabéns, Serra Talhada”, de Adalva Cordeiro, também professora aposentada, escritora e poetisa; além da glosa sobre o mote: “o lugar onde nasci, tem beleza e tem magia”, da professora, cordelista e poetisa Adeilza Pereira.

Em cena, os atores Hícaro Nogueira e Weslley Lima, e as atrizes Dorotea Nogueira e Ruth Rodrigues sob a direção de Carlos Sett, que pontua: “a encenação leva a literatura e o teatro aos estudantes, pois, é através da arte que o ser humano encontra algo substancial para harmonizar sua índole, e assim, o reencontro consigo por meio do lúdico. Nesta perspectiva, a atividade cultural dentro da escola gera variados sentidos no público-alvo, que participa de forma ativa da ação/reação cênica”.

Escolas Municipais contempladas (datas e horários das apresentações):

1- Escola Antônio Medeiros – localizada no bairro Borborema – dia 13 de maio, às 15h;

2- Escola Martin Luther King Junior – Funciona no prédio da AESET/FAFOPST – dia 15 de maio, às 14h;

3- Escola Nossa Senhora da Penha – localizada no bairro Tancredo Neves/COHAB – dia 17 de maio, às 15h;