encontroA 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CESTT) – 2ª etapa teve início desde ontem (quarta-feira) em Triunfo, Pernambuco. Conselheiros Estaduais de Saúde membros das Secretarias de Saúde e outras representações pertencentes às VI, X e XI GERES participam do evento que tem como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e de Todas e Dever do Estado”.

Durante a programação, que continua nesta quinta-feira (8), será realizado o debate sobre o tema e propostas ações para implementação e aplicação prática da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora.  Adalberto Teixeira, do CMS de São José do Egito, falou das suas expectativas: “Minha expectativa é muito grande. Espero ao término do evento ter cumprido meu papel e ter dado uma modesta contribuição para melhoria da saúde do trabalhador.”

Veja também:   Ato lota a Concha em Serra Talhada com gritos de 'Lula Livre'

Na quarta-feira (7) houve apresentação de painéis sobre o tema, debate e trabalhos em grupo. Além do momento recreativo com apresentação cultural e atividade laboral. Aline Gurgel, que expos sobre “Desenvolvimento Econômico e suas implicações para saúde da população”. Segundo ela não o tema é muito pertinente, pois os processos produtivos têm implicações sérias na saúde da população local.

Outros dois temas apresentados e discutidos nesse primeiro dia de conferencia: c (PNSTT) e o Controle Social. Lindinere Ferreira, coordenadora estadual da CIST, pontuou os desafios do tema.

Veja também:   Divulgada a programação do X Encontro Nordestino de Xaxado em ST; confira!

“Um dos desafios é o diálogo permanente e construção de ações articuladas entre diversos órgãos que atuam nesse âmbito.” O Controle Social ficou por conta de José Marcos, conselheiro estadual de saúde e Presidente da Conferência que apresentou a atual situação do controle social, como a sociedade enxerga os conselhos e posição do SUS.

As atividades dessa quarta-feira (07) foram encerradas após a divisão dos participantes em 4 grupos de trabalho que elaboraram cada um 12 propostas de ações que contribuam para efetivação da PNSTT. Nesta quinta-feira será dado continuidade a programação com compartilhamento dos trabalhos de grupo com a plenária, aprovação das propostas e eleição dos delegados que estarão na etapa estadual da 4ª CESTT que será realizada em junho.

Veja também:   Filho desaparecido relata 1º Natal com a mãe de ST após 25 anos