
O melhor professor do Brasil eleito em 2025 é natural de Flores, atua em Carnaíba e formou-se em Serra Talhada. Do Sertão do Pajeú para a 27º Prêmio Educador Nota 10, Gustavo Santos Bezerra, foi consagrado na noite desta terça-feira (28). A premiação é realizada pelo Instituto Somos, em parceria com o Grupo Bandeirantes e Instituto Band, e aconteceu em São Paulo.
A premiação veio após concorrer com 4 mil projetos e na final com outros 9 educadores de todo o país. O primeiro lugar deu destaque a um importante projeto desenvolvido a partir de uma disciplina eletiva do Novo Ensino Médio na Escola Técnica Estadual Paulo Freire, da cidade de Carnaíba. Com o tem: “Dos resíduos aos recuso: Proposta de Reutilização dos subprodutos das casas de Farinha do Quilombo Caroá”.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
DE ESTUDANTE A PROFESSOR PREMIADO
Gustavo Bezerra é graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-Uast) e mestre em Química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ainda na graduação participou do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) atuando em escolas de Serra Talhada com grande destaque em suas pesquisas e premiações em congressos da área.
Gustavo revelou que o trabalho surgiu de uma problemática apresentada pelos próprios alunos que vivem na comunidade quilombola. E a pesquisa propõe soluções para resíduos tóxicos que estavam poluindo o solo sa região. O mesmo projeto também foi selecionado entre os 80 melhores do Brasil para a próxima fase do Prêmio LED na Educação, uma das mais importantes iniciativas de reconhecimento à inovação e transformação educacional do país.
Ao Farol de Notícias, Gustavo comentou sobre a emoção de conquistar o Óscar da Educação no Brasil.
“É indescritível a sensação de ter recebido o Prêmio de Educador Nota 10 2025. Foi um misto de emoções e a palavra que eu queria deixar é de realização. Realização do trabalho em si, da nossa prática na sala de aula, no chão da escola mesmo. Diante de tantas dificuldades, a gente consegue se empenhar ao máximo para fazer um trabalho bonito. Oportunizar uma vida melhor para esses jovens, para a comunidade que está no entorno da escola”, ratificou o professor.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
VEJA IMAGENS DO PRÊMIO
LEIA MAIS
Alunos do Pajeú são premiados em Maratona Aeroespacial de PE
1 comentário em Ex-estudante da UFRPE-Uast, natural de Flores, é eleito Educador Nota 10