Fazer exercício antes de dormir prejudica a qualidade do sono? Entenda - Foto: Bobbi Wu/Unsplash
Foto: Bobbi Wu/Unsplash

Com informações da CNN Brasil

Em curso desde a última sexta-feira (14) até esta quinta-feira (20), a Semana do Sono tem destacado a importância de uma noite bem dormida e seus efeitos na saúde. Entre os temas debatidos, a relação entre exercícios físicos noturnos e a qualidade do sono tem chamado a atenção, especialmente devido às dúvidas sobre como a prática de atividades próximas à hora de dormir pode afetar o descanso.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

De acordo com a pneumologista Erika Treptow, do Instituto do Sono, o impacto do exercício físico noturno varia de acordo com o organismo de cada pessoa. A especialista explicou que, enquanto algumas pessoas sentem-se relaxadas após se exercitarem, outras podem ficar mais alertas e com dificuldades para dormir.

“O exercício físico pode ser relaxante, a pessoa faz o exercício e ela sente que ela vai dormir rapidamente, de que é muito tranquilo. Para outras, ele pode ter mais estimulante. A pessoa fica muito alerta e tem dificuldade de iniciar o sono”, afirmou Treptow.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

A médica recomenda que atividades físicas sejam evitadas nas duas horas que antecedem o momento de dormir. “Para algumas pessoas, se não for um exercício extenuante, ele até pode ser feito algumas horas antes do horário de dormir. O que nós sempre pedimos é que pelo menos umas duas horas antes de dormir, a gente tente não realizar o exercício físico”, completou.