
Do Metropoles
Os termos presentes nos extratos bancários passarão a ser padronizados a partir desta segunda-feira (8/7). As mudanças estarão presentes apenas em instituições associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
No momento, a padronização vale apenas para operações de saque e depósito. Posteriormente, outras operações financeiras serão incluídas, segundo a Febraban.
Com a nova nomenclatura, operações como “depósito de cheque no ATM”, usada por algumas instituições financeiras quando o cliente deposita cheque em caixas eletrônicos (ATM) da agência, passam a ser descritas no extrato como “DEP CHEQUE ATM”.
Enquanto nas operações em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência, com cartão da conta, serão impressas como “SAQUE DIN CARTAO AG”.
Padronização dos extratos bancários vai “facilitar” compreensão
O extrato bancário funciona como uma espécie de resumo das transações realizadas em uma conta bancária. O documento, que é fornecido pela instituição financeira, registra todas as movimentações da conta, ou seja, entradas e saídas de dinheiro.
Atualmente, os bancos usam mais de quatro mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, de acordo com a Febraban. A federação reforça que a medida vai “facilitar a compreensão” dos documentos pelos clientes.
Acompanhe o dia a dia da TV Farol de Notícias no Instagram (clique aqui)
“A medida visa tornar a compreensão das informações mais acessível, principalmente para aqueles que possuem ou precisam acessar contas bancárias de mais de uma instituição financeira”, informou, em nota, a instituição.
Para Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Febraban, a iniciativa vai universalizar as informações, garantindo mais compreensão sobre a operação realizada, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários.