Nesta quinta-feira (15), a leitora Maria Thainá Silva de Souza, 27 anos, procurou a reportagem do Farol de Notícias para fazer um relato em relação ao atendimento prestado no posto de saúde do seu bairro, Borborema, em Serra Talhada.
De acordo com informações de Thainá, ela chegou a unidade de saúde apresentando vários sintomas como febre, vômito e diarreia, entretanto, devido a quantidade limitada de atendimentos, que é de apenas 14 pessoas por dia, não foi atendida.
Ela contou ainda que mesmo diante dos sintomas, foi mandada para casa, apesar da recomendação do hospital de procurar a UBS.
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“Gostaria de fazer uma denuncia sobre o PSF do Borborema, por falta de atendimento. Cheguei no meu PSF com caso de emergência, pois estou com febre, vomitando, diarreia, mas a médica só atende apenas 14 pessoas por dia. Mas a demanda do bairro é grande para atender apenas 14 pessoas durante o dia e mesmo com todos os sintomas, não me encaixaram na vaga de emergência.
Mandaram vir para casa, fui no hospital, mandaram passar primeiro no PSF do meu bairro, mas quando cheguei lá não tem vaga. Só é atendido se morrer? Estou indignada com a falta de profissionalismo, falei com o meu agente de saúde de bairro, mas nada foi resolvido”
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OUTRO LADO
A Assessoria de Comunicação da prefeitura municipal de Serra Talhada, encaminhou uma nota esclarecendo o ocorrido. Confira:
“A Unidade de Saúde Borborema vem, respeitosamente, esclarecer os fatos relacionados à sua solicitação de atendimento médico no dia 15 do mês corrente conforme registro de sua manifestação.
Informamos que esta unidade conta com atendimento médico regularmente de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, conforme escala previamente estabelecida e amplamente divulgada à população. Os atendimentos são organizados de acordo com o fluxo e critérios de classificação estabelecidos pelas normas do Sistema Único de Saúde (SUS), que prezam pela equidade, integralidade e prioridade clínica.
No dia citado, a demanda apresentada foi de natureza eletiva – ou seja, não caracterizada como urgência ou emergência –, e, naquele momento, todas as vagas disponíveis já haviam sido preenchidas conforme a capacidade de atendimento do profissional de saúde, priorizando a segurança e a qualidade do cuidado prestado.
Reforçamos que a unidade não se recusou a prestar assistência, mas apenas seguiu o protocolo de triagem na qual a paciente ia ser avaliada pela enfermeira e encaminhada para a médica caso necessário. E não foi relatado pela paciente nenhum sintomas agravante que se caracterizava como urgencia na hora, a mesma buscou apenas informações com o agente comunitário de saúde. Em casos de urgência, o acolhimento é realizado de forma imediata, como previsto nas diretrizes da Atenção Básica.
Nos colocamos à disposição para acolher suas demandas de forma respeitosa e transparente, sempre buscando o melhor atendimento à população dentro das condições e normas vigentes.”
2 comentários em Falta de atendimento em UBS causa revolta em moradores em ST