Publicado às 14h19 desta terça (22)
Alegria, amor e saudade. Foram estes os sentimentos plantados pela adolescente Geovanna Tamires Tavares de Lima Herculano, de 15 anos, nos corações de dezenas de pessoas em Serra Talhada após a sua triste despedida no último sábado (19).
Ela morreu de choque elétrico em um tanquinho de lavar roupas, na casa onde morava no bairro Bom Jesus, dando adeus a uma vida que tinha tudo para dar certo. Uma fatalidade que só Deus pode explicar, na visão de muitos.
O Farol conversou com a mãe de Geovanna, esta semana. Emocionada, ela contou que a filha estava ansiosa para ir a festa de aniversário de um primo, no município de Petrolândia, e foi lavar algumas peças de roupas que iria vestir no evento.
“A gente ia para essa festa, ela estava animada. Foi quando tudo aconteceu. Deus levou ela de mim, porque ela era um anjo. Minha filha era muito amorosa, nos deixou um lindo exemplo de amor e amizade”, comentou Rosângela Tavares de Lima.
Em homenagem a filha, ela complementa: “Minha filha era uma menina exemplar, uma alma maravilhosa, nunca escutei palavras da boca dela que me maltratasse.” Rosângela e o padastro de Geovana, Benedito de Lima lembram que a jovem gostava muito de estudar e tinha o sonho de ser médica.
Na escola Cônego Torres
A nossa reportagem também ouviu a escola Cônego Torres onde Geovanna estudou até o 9º ano. Ela concluiu o ensino fundamental lá em 2017. Desde então, estudava na ETE – Clóvis Nogueira. Na visão da diretora do Cônego, Adriana Almeida, Geovanna, apesar de muito jovem, deixou um legado de amor pelos estudos, pelos professores e os amigos de sala de aula. “Aqui ela era uma menina calma, cheia de vida, participava de toda as atividades, era uma menina de muitos amigos, só tinha notas boas”, relembrou.
“Nosso colégio ficou abalado com essa perda. Abalado demais, tanto a direção como todo o corpo de professores e todos os alunos. Ainda me lembro quando ela veio brincar os festejos juninos desse ano com a gente, ela gostava muito das nossas festas aqui. Aí disse: ‘Ô tia, sempre que tiver festas aqui me chame, porque tenho saudade do colégio’. Agora quem está com saudade dela somos todos nós”, lamentou Adriana Almeida.
Quando tudo aconteceu
O Farol conversou com o Corpo de Bombeiros de Serra Talhada sobre o caso. Geovanna foi submetida a um procedimento de RCP (Reanimação Cardiopulmonar), depois ao respirador por ambu, sistema de respiração manual, até chegar no hospital.
“O ambu faz a função de um pulmão artificial quando o coração para de bombear sangue e oxigênio para os outros órgãos até a chegada no hospital”, comentou um dos bombeiros ouvidos pela reportagem do Farol. Apesar de todo o esforço, a jovem deu entrada no Hospital Santa Marta, no Centro da cidade, já sem vida.
O Corpo de Bombeiros de Serra Talhada orienta às famílias a terem cuidado no manuseio doméstico de tomadas e fiações, atentando para:
- Não realizar atendimento e ligações por celular enquanto o aparelho estiver na tomada, devido o comprovado risco de explosão;
- Realizar aterramento em ligações domésticas como internet, chuveiro elétrico, máquina de lavar;
- Substituir todas as tomadas da casa por plugues de 3 pinos, que evitam a ligação de equipamentos de maior potência em um ponto que não foi especialmente projetado para ele – e que poderia causar sobrecarga e problemas elétricos (choque, incêndio);
- Ter cuidado sempre com fiações próximo ou dentro da água;
- Ter cuidado com fiações descascadas.
- Evitar estar descalço quando manusear aparelhos elétricos dentro de casa.
8 comentários em O exemplo de vida de um anjo que se foi cedo em ST