FGTS 2025: Veja o calendário atualizado do saque-aniversário - Foto: Reprodução
FGTS 2025: Veja o calendário atualizado do saque-aniversário – Foto: Reprodução

O saque-aniversário é uma opção que permite aos trabalhadores acessar anualmente uma parte do saldo de sua conta do FGTS, no mês de seu aniversário. Para realizar essa retirada, o período disponível é de dois meses, e não é permitido efetuar o saque em outros momentos do ano.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Por exemplo, em 2025, aqueles que nasceram em janeiro poderão resgatar de 2 de janeiro a 31 de março, conforme o calendário da Caixa Econômica Federal.

Os trabalhadores que decidirem não participar do saque-aniversário permanecem no sistema tradicional, conhecido como saque-rescisão. Nesse caso, os empregados demitidos sem justa causa têm direito ao saque total do saldo da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando aplicável.

No saque-aniversário, o trabalhador pode retirar apenas o valor correspondente à multa rescisória, sem acesso ao saldo total da conta. O montante disponível para retirada é calculado com base em uma alíquota que varia de 5% a 50%, dependendo do saldo da conta, além de uma parcela adicional fixa.

Para aderir ao saque-aniversário do FGTS, os trabalhadores podem seguir alguns passos. É possível realizar o procedimento pelo aplicativo FGTS em smartphones, pelo site do FGTS, no Internet Banking da Caixa ou pessoalmente nas agências da Caixa Econômica Federal.

Esses canais também permitem que os trabalhadores consultem, usando o CPF, se o benefício está ativo e disponível para resgate. A solicitação deve ser feita até o último dia do mês de aniversário do trabalhador para que o valor seja recebido ainda no mesmo ano. Se o cadastro for feito após essa data, o saque só estará disponível no ano seguinte.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Calendário do saque-aniversário FGTS 2025

FGTS 2025: Veja o calendário atualizado do saque-aniversário

Além disso, alguns bancos oferecem a possibilidade de antecipar os valores do saque-aniversário do FGTS, permitindo o adiantamento de até cinco parcelas do benefício. Nessa operação, o saldo do FGTS é utilizado como garantia, e os valores são descontados automaticamente.

Para antecipar, é necessário não ter restrições no CPF, ter saldo na conta vinculada ao fundo de garantia e estar cadastrado na opção de saque-aniversário. Existe um valor mínimo para a contratação da antecipação, que é de R$ 500,00 no total, e para cada período, um mínimo de R$ 200,00.