Foto: Reprodução do Twitter / @wadodecorrido
Da AFP
Eduardo De Pedro, filho de um casal desaparecido durante a ditadura argentina (1976-1983), anunciou nesta quinta-feira (22) sua candidatura à Presidência da Argentina pelo kirchnerismo, uma ala de centro-esquerda do peronismo, antes das eleições gerais de 22 de outubro.
“Amo profundamente meu país. Vamos recuperar a esperança e o orgulho de ser argentinos”, disse o político de 46 anos, atual ministro do Interior, em um vídeo no Twitter.
De Pedro é conhecido como ‘Wado’ e faz parte do Hijos, que reivindica a militância antiditatorial de suas mães e pais, desaparecidos em um processo que a justiça denominou “terrorismo de Estado” com milhares de vítimas entre 1976 e 1983.
Advogado de profissão, De Pedro enfrentará nas primárias de 13 de agosto o outro pré-candidato da nova frente peronista União pela Pátria (UP), o ex-embaixador e ex-vice-presidente Daniel Scioli, líder de um setor de centro-direita ligado ao presidente Alberto Fernández.
Scioli também lançou sua pré-candidatura presidencial pela UP nesta quinta-feira em um evento em um teatro de Buenos Aires.