
Informe Especial Publicitário
No dia 5 de agosto de 2024, a brasileira Rebeca Andrade conquistava a medalha de ouro na prova de solo na ginástica artística. Naquele momento ela chegava ao topo do olimpo. Virava a melhor ginasta do mundo. No dia 10 de junho de 2025, a FisioSerra conquistava o Selo de Ouro. Daí você deve estar se perguntando o que essas duas conquistas têm em comum, já que estamos falando de uma atleta e de uma clínica? A busca incessante pela excelência.
E é essa busca que move a FisioSerra desde a sua fundação há 25 anos. Verdade que esta não é a primeira vez que a clínica recebe a premiação máxima. A FisioSerra é bicampeã. Motivo a mais para celebrar, porque se conquistar a primeira vez dá um trabalho danado, se manter no topo é mais difícil ainda. Mas ter um padrão de qualidade, ou melhor, manter o padrão ouro é a verdadeira obsessão da fundadora Madalena Aureliano.
Se na ginástica em cada movimento a atleta busca a perfeição, na clínica a perfeição é tirar a nota máxima nos 43 descritores de qualidade. E assim como na ginástica um grupo de juízes também avalia com muito critério as execuções. E olhe que esses itens são diversos, como são diversos os elementos e movimentos que uma ginasta deve executar ao longo de sua apresentação. Se avalia o barulho, a gestão financeira, plano de carreira, escuta, capacidade de envolver o paciente, gerenciamento de risco, quantidade de equipamentos e segue uma rigorosa lista de metas a cumprir.
O PROCESSO DA CERTIFICAÇÃO
Em 2014, a Federação Nacional de Associações e Empresas de Fisioterapia (FENAFISIO) validou juntamente com a Agência Nacional de Saúde (ANS) a metodologia de certificação das suas afiliadas. A partir daquele momento o usuário passava a ter mais uma referência do nível de qualidade dos serviços de fisioterapia no País. São três níveis como nos pódios esportivos – bronze, prata e ouro.
E nessa busca incessante pela melhoria contínua, a FisioSerra leva o ouro porque chegou em um nível de maturidade administrativa, financeira e assistencial como poucas no Brasil. Segundo a auditora e criadora da metodologia, Patsy Mandeli é fácil resumir o porquê a Fisioserra estar no topo do ranking: “O que ela fala, ela faz”, dispara.
Questionada sobre o fato de uma clínica do interior de Pernambuco ter um elevado padrão de qualidade, Patsy diz que sim é surpreendente não pela localização, mas pelo fato de já ser uma clínica de 25 anos e que não se acomodou. “Nos impressiona essa busca que a Fisioserra tem e que a sua dona Madalena tem. Incansável na busca pela melhoria, inovação”, elogia. O que não é fácil na visão da auditora é se manter em um nível máximo de excelência. E apesar da dificuldade que exige, a FisioSerra vem fazendo muito bem esse papel. “É um compromisso que ela tem com a região e porque não dizer com os outros profissionais da área de saúde como médicos, hospitais e a rede pública. Ela mostra o compromisso com o cuidar”, elogia Mandeli.
A avaliadora ainda exalta como esse selo ajuda o paciente na hora da escolha para cuidar da sua saúde. “É uma escolha de segurança, excelência e compromisso com o cuidado. É uma empresa que está preocupada com o que vai entregar. Uma certificação de ouro representa que o serviço foi rigorosamente avaliado por uma auditoria externa, com critérios essenciais como qualificação de equipe, resultados clínicos comprovados. Não demonstra apenas conformidade com padrões nacionais, mas também compromisso ativo e constante com a melhoria contínua e com a ética no atendimento”, dispara Mandeli, que ainda faz uma ressalva importante: “Não apenas para os pacientes é seguro saber que são tratados numa clínica ouro, mas os profissionais que lá trabalham também porque sabem que é uma empresa que tem processo, protocolo. Que aposta e investe na melhoria constante”.
A auditora ainda faz uma comparação de como o selo de qualidade ajuda a construir o DNA de uma empresa. “Assim como o nosso DNA, o de uma empresa também é circular, ele está sempre girando e esse giro possibilita a transformação do conhecimento em ação dentro de uma organização. A FisioSerra passou pela terceira certificação. Esse processo começou há seis anos e isso é muito importante porque mais difícil do que conquistar a primeira vez é você se manter, porque dai precisa manter os processos, a equipe motivada. Desenvolver pessoas dentro dessa organização. Isso é de extrema importância e relevância no cenário que ela está inserida, não só tá entregando uma fisioterapia melhor para os usuários, mas ela está atuando no desenvolvimento de profissionais que estão chegando no mercado de trabalho. Gosto de dizer que a conquista de um selo é principalmente porque a empresa aprende a alinhar o propósito do CNPJ com o propósito do CPF de cada um que esteja dentro da organização”.
AVANÇOS
Para Madalena Aureliano, o selo ouro é motivo de muito orgulho, mas também vem junto a responsabilidade de seguir na trilha da alta performance. “Em 2019 quando recebemos o selo bronze, ali já mudamos muito a nossa forma de fazer gestão. Trouxe uma transformação e um impacto muito grande. Quando saímos do bronze direto para o ouro passei a entender muito mais o meu negócio, a minha estrutura e a entender o que era cumprir os descritores da certificação”, argumenta.
E a necessidade de entregar e medir esses resultados, medir essa qualidade obrigou toda a equipe que faz a FisioSerra, da recepção à diretoria a mudar os protocolos de atendimento. “Nós não podemos mais achar. Temos que medir uma qualidade. Ter certeza. E para ter certeza é preciso usar indicadores. Aquilo que não se mede não se cresce. Sejam indicadores clínicos ou administrativos. O selo conversa com todo o time, saiu transformando nossos caminhos”.
E para os próximos dois anos até a próxima auditoria? Assim como a ginasta Rebeca Andrade vai ter intermináveis horas de treinamento para chegar mais forte para a próxima Olimpíada, a FisioSerra vai seguir aprimorando seus atendimentos para garantir e levar saúde da melhor qualidade. Esse é o jeito da clínica fazer o seu trabalho. Para que definitivamente o paciente de Serra Talhada e de toda a região encontre e tenha a certeza de que está sendo bem atendido e que aquela clínica em pleno Sertão pernambucano é OURO.