O bairro do Alto da Conceição, em Serra Talhada, é um dos mais antigos da Capital do Xaxado. Cresceu sem planejamento, como a maioria dos bairros da cidade. Entretanto, seus moradores têm orgulho em morar onde todos se conhecem e se cumprimentam. O FAROL homenageia dois ilustres moradores da Conceição, que fazem parte da história do bairro.

Joaquim Gama, fez 70 anos nessa terça-feira (28) e criou seus filhos soltos pelas ruas do chamado Alto do Urubu, antigo nome da localidade. ” Quando cheguei aqui era um monte de mato e tinha quatro ou cinco casas. Era mato e lajedo e hoje está uma maravilha”, disse Joaquim Gama, pai da vereadora Vera Gama. Já a dona de casa Anália Maria dos Santos, nasceu em 1930 e chegou no Alto da Conceição em 1964, em pleno início da Ditadura Militar.

“Quando cheguei tinha 4 casas de taipa  e para chegar desde a Rua Grande (Praça Sérgio Magalhães) era por uma vareja (caminho curto). Por trás tinha o açude, de água limpa, onde os meninos tomavam banho e a água era comprada ao Dnocs, que deixava em casa a cada oito dias. Eu comprava e dividia com os meu vizinhos”, disse dona Anália, que é mãe da presidente da Fundação Cabras de Lampião, Cleonice Maria.

Nossas homenagens aos ilustres serratalhadenses.

As fotos são de Alejandro Garcia.

HOMENAGEM: Em ST, moradores dão testemunho de luta no bairro Alto da ConceiçãoHOMENAGEM: Em ST, moradores dão testemunho de luta no bairro Alto da Conceição