Dezenas de jovens e adolescentes de Serra Talhada saíram às ruas na manhã desta sexta-feira (16) e soltaram a voz contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. No próximo domingo (18) é lembrando o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças no Brasil.

Existe uma diferença entre abuso e exploração sexual. O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor.

O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual acontece quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Nesta sexta-feira, professores e estudantes de Serra Talhada disseram não a tudo isso. O problema é o dia seguinte. Após a comemoração da data, não há nenhuma campanha específica dentro do município para que esta prática saia do cotidiano. Muitos dos casos de abuso em Serra Talhada permanecem impunes.

Fotos: Farol de Noticias/Alejandro García

pase 1

pase 2

pase 3

pase 4

pase 5

pase 7

pase 8