Francesa descobre que namorava falso Brad Pitt após perder R$ 5 mi para golpista - Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Com informações do g1

Uma mulher francesa, identificada apenas como Anne, foi vítima de um sofisticado golpe que envolveu golpistas se passando pelo ator norte-americano Brad Pitt, utilizando imagens geradas por inteligência artificial. Durante o tempo em que acreditou estar em um relacionamento estável com o astro de Hollywood, Anne transferiu a quantia de 830 mil euros (equivalente a R$ 5,1 milhões) para os criminosos.

Após uma entrevista ao canal de TV francês TF1, Anne enfrentou uma onda de assédio e ridicularização nas redes sociais, levando a emissora a retirar o vídeo de suas plataformas. O apresentador da TF1, Harry Roselmack, comentou sobre a situação em sua conta no X, afirmando que a decisão de remover o conteúdo foi tomada para proteger a vítima.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Os golpistas utilizaram contas falsas em redes sociais e WhatsApp, além de tecnologia de criação de imagens por IA, para enviar a Anne o que pareciam ser selfies e mensagens do ator. Para justificar a necessidade de dinheiro, eles alegaram que Pitt, de 61 anos, precisava de recursos para um tratamento renal, afirmando que suas contas bancárias estavam congeladas devido ao divórcio com Angelina Jolie.

Anne, uma decoradora de interiores na casa dos 50 anos e com problemas de saúde mental, passou um ano e meio acreditando que estava se comunicando com o verdadeiro Brad Pitt. A ilusão foi desfeita quando ela começou a ver notícias sobre o relacionamento real do ator com a namorada Ines de Ramon.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

De acordo com a imprensa francesa, Anne foi abordada no Instagram em fevereiro de 2023, após compartilhar fotos de suas férias em uma estação de esqui nos Alpes. A conta que a contatou se apresentou como a mãe de Brad Pitt. Após convencê-la de que contaria ao suposto filho sobre a conversa, outra conta, que se dizia ser do ator, começou a enviar mensagens para ela. Durante as interações, Anne revelou que havia sido casada com um empresário rico e que o acordo de divórcio lhe proporcionou uma considerável quantia em dinheiro.