
O Serviço de Neurologia do Hospital da Restauração realizou, na última quinta-feira (27/11), o encontro Fronteiras em Neurologia 2025 – Edição Vascular, reunindo especialistas para discutir “30 anos de avanços no tratamento agudo do AVC: onde estamos e para onde vamos?”. O evento aconteceu no auditório da Associação Médica de Pernambuco (AMPE) e marcou um importante momento de reflexão sobre os avanços, desafios e perspectivas no cuidado ao paciente com Acidente Vascular Cerebral no estado.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
A programação científica contou com a abertura e coordenação de mesa de Marcílio Oliveira Filho, seguida de apresentações de Marcelo Ataíde, que abordou os avanços no tratamento de fase aguda do AVC no Hospital da Restauração; Américo Danúzio, que apresentou a experiência de Serra Talhada – Cidade Angels; e Ana Dolores Firmino, que discutiu a política estadual no cuidado ao paciente com AVC e seus novos desafios. O encontro também contou com a participação de Gisele Sampaio, trazendo reflexões sobre os 30 anos do estudo NINDS e as novas perspectivas para a área.
A iniciativa reforça o movimento crescente em Pernambuco para ampliar o acesso ao tratamento do AVC na fase aguda, fortalecendo a capilaridade e a qualificação da assistência no estado. O evento contou com a presença de representantes das Entidades Médicas de Pernambuco, da Secretaria Estadual de Saúde e de diversos profissionais da neurologia vascular, promovendo um debate qualificado e plural sobre o futuro da assistência ao AVC.