
Com informações do Metrópoles
A fumaça branca que subiu da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira (8) marcou um momento histórico: após dois dias de votação, os cardeais eleitores escolheram o 267º Papa da Igreja Católica. O anúncio oficial do nome do novo pontífice – sucessor do papa Francisco, falecido em 21 de abril – deve ocorrer em breve, seguindo o tradicional protocolo do “Habemus Papam”.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Como aconteceu a eleição
O conclave começou na quarta-feira (7/5), com cardeais de todo o mundo trancados sob rígido sigilo na Capela Sistina. Pela tradição, a fumaça branca – acompanhada pelo badalar dos sinos da Basílica de São Pedro – confirmou que um nome foi aprovado com pelo menos dois terços dos votos.
Agora, o novo Papa se prepara para aparecer na varanda central da Basílica, onde será apresentado ao mundo pelo cardeal protodiácono. A cerimônia inclui a frase solene em latim: “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam!” (“Anuncio-vos uma grande alegria: Temos um Papa!”).
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Quem foi Francisco
O papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio), primeiro pontífice latino-americano da história, morreu no último mês aos 88 anos, após 12 anos de pontificado. Conhecido por sua abordagem humilde e reformista, ele sucedeu Bento XVI – que renunciou em 2013, um fato raro na Igreja.