
Nesta sexta-feira (22), a Fundação Cultural de Serra Talhada revelou com exclusividade ao Farol de Notícias o homenageado da 235ª Festa de Nossa Senhora da Penha.
Os 120 anos da Filarmônica Vilabelense estarão em destaque ao longo dos 11 dias de celebrações. Segundo o presidente da Fundação, Josenildo Barbosa, a homenagem contará com uma exposição sobre a história da orquestra.
ANO DE HOMENAGENS
A história e as curiosidades sobre a Filarmônica Vilabelense foi tema por inúmeras vezes da coluna Viagem ao Passado no Farol, assinada pelo pesquisador e historiador, Paulo César Gomes.
Atualmente, o maestro da orquestra é o Germano Gutemberg, o mais jovem instrutor da história. Além dessa formação contar com duas mulheres: Manuela Silva, saxofone; e Fabíola Leite, clarinete.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Neste ano, a luta pela preservação da Filarmônica rendeu Moção de Aplausos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), homenagem da Câmara de Vereadores de Serra Talhada, além da destinação de emendas do deputado estadual, Luciano Duque; e do deputado federal, Waldemar Oliveira juntamente com Sebastião Oliveira.
Ainda na festa da Penha do ano passado, o Farol contou um pouco da história de um dos músicos mais antigos da filarmônica, Geraldo Francisco Barros, de 71 anos, mais conhecido como Gerabaldi. Ele já soma 56 anos de experiência como músico e escalações na banda em diversos instrumentos.
ANOS DE PERDAS
Nos últimos anos, a centenária filarmônica enfrentou diversos momentos difíceis com a perda de membros queridos. Em abril deste ano Arnaldo José, 67 anos, sofreu um afogamento durante uma confraternização com os demais músicos.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Anteriormente, um grave acidente na PE-365, em maio de 2024, tirou a vida de um dos trompetistas mais talentosos da cidade, Rudimar de Assis Lima, mais conhecido por ‘Toshiba’, de 45 anos. Ele colidiu contra um animal solto na pista e não resistiu ao impacto.
8 comentários em Fundação anuncia homenageado da 235ª Festa de N. Sra. da Penha