galo

Foto: Reprodução TV Globo

Com trinta trios elétricos – número que se repete há 10 anos – e seis carros alegóricos o Galo da Madrugada arrastou milhões de pessoas pelas ruas do bairro do Recife na manhã e tarde deste sábado (6). A estimativa dos organizadores é que cerca de 2,5 milhões de foliões acompanharam o bloco que homenageou este ano Chico Science e o movimento manguebeat com quatro alegorias. Celebrando a figura eterna de Science, artistas cantaram com o famoso chapéu de palha do intérprete. A folia começou às 9h e terminou por volta das 18h30 (horário do Recife).

Veja também:   Polícia investiga suspeita de envenenamento de três irmãs em PE

No chão, os foliões, personagens principais do Galo da Madrugada, deram um show de bom humor, com sátiras contemporâneas sobre os problemas do país. Gente comum, que soltou a criatividade para esquecer crise econômica, epidemias, corrupção, preconceito e desigualdade social. As fantasias mais vistas foram de Aedes aegypti e políticos corruptos. Carlos Augusto, 44 anos, vestiu a familia inteira de mosquito e trouxe todo mundo para o desfile. “Eu sou o Chico, minha mulher é a Dona Zica e meu filho é o Denguinho”, brincou.

Veja também:   Pacientes com covid virão do Recife para ST

Apesar da criatividade ter sido a marca do desfile, a figura mais lembrada foi, sem dúvida, a do homenageado. “É uma homenagem muito merecida. Chico Science tinha essa energia, sabia passar a mensagem do povo e para o povo. Outro dia uma pessoa me disse que não vinha para o Galo por causa do número de pessoas na rua, mas que nesse ano vinha porque ia homenagear o manguebeat. É isso, vamos celebrar a cultura de Pernambuco”, contou o presidente do bloco, Rômulo Menezes.

Do G 1 Pernambuco

Veja também:   Sisu 2023: inscrição começa nesta segunda