Gato recebe diploma honorário da Universidade de Vermont
O gato Max é querido por alunos e funcionários da Universidade Estadual de Vermont – Foto: Reprodução/Instagram

Por Folha de Pernambuco

gato Max é uma figura conhecida entre calouros, veteranos e funcionários da Universidade Estadual de Vermont, nos Estados Unidos. Simpático e “membro afetuoso”, como foi descrito pela instituição, ao pequeno felino foi concedido o diploma honorário. A universidade divulgou a escolha através de seus perfis oficiais nas redes sociais nesta semana.

O gato, de pelugem malhada e preta, mora com a família de humanos numa casa na Seminary Street, que leva diretamente à entrada principal do campus Castleton.

A tutora de Max, Ashley Dow, contou em entrevista à AP, como as visitas à universidade começaram, o que o levaram a ser uma celebridade:

“Então ele decidiu que iria para o campus e começou a sair com os estudantes universitários, e eles o amam”, disse, na última quinta-feira.

Veja também:   Estilista de ST pede ajuda para encontrar gatinho de estimação

As idas ao campus começaram há cerca de quatro anos. Max se tornou uma atração entre os alunos, que não perdem a oportunidade de fazer fotos e selfies, incluindo com quem passa próximo à sua casa, contou Ashley à AP. Na publicação no Facebook e no Instagram anunciando a homenagem, a universidade destaca a simpatia do gato.

“Para comemorar, estamos anunciando um ganhador de diploma honorário muito especial. Max, o Gato, é um membro afetuoso da família Castleton há anos. Ele mora com seus maravilhosos proprietários na Seminary Street e adora socializar com amigos fora de Leavenworth. Embora suas aventuras possam ter desacelerado, Max exemplifica o #CastletonWay e estamos honrados em tê-lo como membro da #firstclass da VTSU”, diz trecho da mensagem.

Veja também:   Câncer em pets é responsável pelo grande número de mortes

A publicação destaca que Max vai receber o título de “Doctor of Litter-ature”, uma brincadeira com as palavras, em inglês, literatura e ninhada. Isto após um “um retumbante ronronar de aprovação do corpo docente”. A universidade compartilhou a foto do diploma a ser entregue.

“Eu nem sei como ele sabe ir (até a universidade), mas ele sabe”, disse Ashley à AP. Em entrevista ao “Vermont Public”, Ashley conta que os estudantes a ajudam a cuidar de Max. Ela se aproximou da comunidade do campus ao compartilharem os cuidados com o gato. A tutora é conhecida entre os estudantes como “a mãe de Max”.

“Max estava sendo atacado por gatos selvagens na vizinhança. E eu coloquei cartazes, porque estava perguntando a eles: ‘Se vocês virem Max saindo de casa depois das cinco, vocês poderiam trazê-lo para casa?’ E os alunos realmente o trouxeram para casa”, diz ela. “Ou eles – eles têm meu número, e eu recebo mensagens de texto de alunos aleatórios, tipo, ‘Ele está bem, ele está perto da estufa’ e tudo mais. Então, sim, tem sido muito interessante ser a mãe de Max.”

Veja também:   Policía chinesa apreende e resgata 150 gatos capturados para consumo

Ashley também contou que, num período em que Max parou de frequentar o campus, os estudantes construíram um santuário para ele, incluindo uma foto com moldura. A homenagem ocorrerá na cerimônia de formatura dos alunos neste sábado, segundo a AP. No entanto, Max não participará do evento. Seu diploma será entregue a Ashley posteriormente.