Dia D: geriatra fala da importância da vacina contra a gripe para idosos - Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Neste sábado (10), o Ministério da Saúde realiza o Dia D de vacinação contra a gripe. A mobilização nacional tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. A meta é imunizar mais de 81,6 milhões de pessoas em todo o país, incluindo cerca de 32 milhões de idosos, grupo mais vulnerável às complicações da doença.

O geriatra Rodrigo Patriota alerta para os riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos e reforça a importância da imunização. “Com o avanço da idade, o organismo fica mais suscetível a infecções e complicações. A gripe, por exemplo, pode parecer simples, mas em idosos pode evoluir rapidamente para quadros graves, como pneumonia ou insuficiência respiratória”, explica.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Segundo o médico, a vacinação é uma das principais estratégias para garantir um envelhecimento saudável e sustentável. “As pessoas não precisam ter medo de se vacinar. A imunização contra a gripe é amplamente testada, atualizada anualmente para proteger contra as cepas mais circulantes e pode fazer toda a diferença na saúde do idoso. É uma atitude de cuidado, de prevenção e de respeito com a própria vida”, completa.

Casos em alta

De acordo com o boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado em 30 de abril, o Brasil já registrou 45.228 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2025, sendo 42,9% com confirmação para vírus respiratórios. Entre os idosos, foi identificado um aumento nas hospitalizações causadas pelo vírus influenza A.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Vacina gratuita em todo o país

A vacina contra a gripe está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em pontos de vacinação definidos pelos municípios. Em Pernambuco, foram distribuídas 2.348.000 doses para atender à população incluída nos grupos prioritários.

O Ministério da Saúde destaca que a vacina pode reduzir em até 60% os casos graves e mortes por gripe, especialmente entre os idosos.