Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família - Foto: Roberta Aline/MDS
Foto: Roberta Aline/MDS

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), publicou nesta quarta-feira, 9 de julho, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 1.97/2025 , que amplia o alcance do Bolsa Família para famílias em condições de maior vulnerabilidade social.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

A medida inclui mais três novos perfis entre os grupos prioritários para ingresso no Bolsa Família: famílias com pessoas em situação de rua, com membros em risco social associado à violação de direitos e com pessoas em risco de segurança alimentar, conforme identificação do Ministério da Saúde. A alteração passa a valer a partir da folha de pagamento do benefício de julho de 2025.

Esses segmentos somam-se aos já previstos, que abrangem famílias com membros em situação de trabalho infantil, com membros livres de situação análoga ao trabalho escravo, quilombolas e indígenas, além de famílias com catadores de material reciclável.

“O objetivo é aumentar o nível de proteção social, de segurança de renda e de segurança alimentar em favor de famílias que se encontram em situação de alto risco social. As inclusões são decorrentes de um olhar articulado do Bolsa Família com outras políticas públicas”, afirmou o ministro Wellington Dias (MDS).

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

BOLSA FAMÍLIA — Maior programa de transferência de renda do país, o Bolsa Família já tirou milhões de brasileiros da fome e foi relançado em 2023 com um modelo de benefícios que considera o tamanho e as características familiares, garantindo mais proteção às famílias. Além de garantir renda às famílias em situação de pobreza, o programa busca integrar políticas e fortalecer o acesso a direitos básicos como saúde, educação e assistência social. A iniciativa também integra ações em áreas como esporte, ciência e trabalho, fundamentais para superar a pobreza e haver transformação social.