Por Paulo César Gomes, escritor, historiador, professor, colunista do Farol e âncora da TV Farol
A coluna “Viagem ao Passado”, destaca uma imagem da Serra Talhada, em preto e branco, publicada no Diário de Pernambuco, do dia 24 de janeiro de 1980, quando se abordou na matéria que o município iria se tornar um “polomédio”, através de uma ação do governo federal.
Denominado de Pólos de Desenvolvimento Urbano, deveriam “promover o desenvolvimento de cidades de porte médio” e “a elaboração de um Plano de drenagem para a cidade, o combate às inundações”, além da conservação das estradas que ligavam a cidade ao município circunvizinhos”.
Curiosamente, passados mais de quarenta anos da matéria, fica nítido que todas essas demandas continuam mais atuais do que nunca, a bem da verdade, fizeram foi aumentar.
Confira abaixo a transcrição da matéria do Diário de Pernambuco:
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Polomédio atuará em Serra Talhada
SERRA TALHADA — O diretor-geral da Fiam, Aluízio Sales Júnior, que visitou Serra Talhada sexta-feira, acompanhando a comitiva da Secretaria de Transportes e Comunicação, debateu com o prefeito do município, vereadores e representantes da comunidade, a próxima integração da cidade ao ‘Polomédio’, programa do Governo Federal que objetiva promover o desenvolvimento de cidades de porte médio.
Além do levantamento dos projetos municipais, Aluízio Sales destacou a necessidade de elaboração de um plano diretor de desenvolvimento urbano.
Segundo o diretor-geral da Fiam, em seu pronunciamento no plenário da Câmara Municipal, acompanhado do planejamentista Jorge Cavalcante, o programa de Polos de Desenvolvimento Urbano foi criado pelo Governo Federal para promover o crescimento regional de cidades de médio porte, com áreas de influência, destacando-se Serra Talhada e Timbaúba.
Segundo informou Aluízio Sales Júnior, o elenco de projetos a ser aplicado é bastante variado para cada uma das cidades, com pequenas variações que atendam às realidades específicas de cada localidade.
Ele esclareceu que o principal objetivo do Polomédio é capacitar as cidades de médio porte e suas áreas de influência, criando fluxos de homem e equipamento que evitem a pressão demográfica sobre as grandes metrópoles.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Assim, Serra Talhada deverá atuar como polo irradiador de uma ampla faixa de municípios sertanejos.
Entre as ações prioritárias a serem desenvolvidas em Serra Talhada, através dos Polomédios, destacam-se a elaboração de um Plano de Drenagem para a cidade, o combate às inundações e pela conservação das estradas que ligam o município a Custódia, Serra Talhada, Floresta, Poção, Flores e Triunfo, pelo secretário dos Transportes e Comunicação, Antônio Luiz de Mello, acompanhado pelo primeiro escalão de seu staff: Inácio Pontan, do Detrerp, Luiz Perazzo da Celpe e Sales Zalcener, do DER.
Foram debatidos os problemas locais e implantadas diretrizes de reestruturação e controle do desenvolvimento viário nas regiões entre Floresta e Custódia.
O diretor-geral da Fiam representou o planejamentista Jorge Cavalcante, do Planejamento Regional e Urbano, e falou sobre o Plano de Participação Comunitária, visando o desenvolvimento integrado das cidades médias e pequenas, com a participação direta das prefeituras e da população.
No fim de semana passado, diversos contatos foram mantidos nas cidades de Custódia, Serra Talhada, Floresta, Poção, Flores e Triunfo.

9 comentários em Governo transforma Serra Talhada em Polomédio na década de 1980