IMG-20150526-WA0031

Docentes da UFRPE/Uast votam a favor da greve, mas por enquanto a instituição não irá apoiar o movimento grevista das federais do país 

Foto: DCE / Uast

Os professores das instituições federais de ensino em Pernambuco estiveram reunidos com seus sindicatos nessa segunda-feira (25) em assembleias para discutir e votar se deveriam aderir a paralisação nacional. A UFPE e a UFRPE optaram por não entrar em greve, no entanto os docentes do ensino superior federal no estado podem voltar a se reunir caso a maioria das outras universidades do país aprovem a greve. Em Serra Talhada, a maioria dos professores da Uast (Unidade Acadêmica de Serra Talhada) queriam greve, foram 78 favoráveis, contra 18 contrários.

Veja também:   Artistas serra-talhadenses realizam 'lives-shows'

Alguns diretores do Diretório Central dos Estudantes e discentes na Uast acompanharam a assembleia e a votação. O FAROL conversou com o diretor de Integração Acadêmica e graduando em Administração, Israel Lima, informou que a UFRPE não irá parar, mas sempre há diálogos entre a Aduferpe e os docentes para repensar a conjuntura da greve na instituição e o apoio às demais universidades. “Sempre há uma pressão para que venham aderir a paralisação, como no caso da UFPE que tomou a iniciativa de não aderir inicialmente, mas com passar do tempo acaba apoiando”, disse Israel.

Veja também:   Jovem recebe 'abraço traiçoeiro' e é furtado em praça de ST

“O que foi reprovado foi o indicativo de data, pode haver greve em outro momento”, enfatizou a diretora de Assistência Estudantil e discente do curso de Letras, Rita Daniele. O DCE tem se mobilizado para debater com os estudantes a mobilização grevista dos professores e técnicos das universidades federais. Nesta terça-feira, às 18h30, no auditório da Uast haverá o Cine Debate com o filme “Eles não usam black-tie”, dando continuidade a programação de discussão dos rumos da educação na unidade.

 

VEJA COMO FOI A VOTAÇÃO NA UFRPE

Veja também:   Serra Talhada registra, pelo menos, quatro casos de sequestro e roubo a mão armada de veículos

SEDE – Recife 

Favoráveis: 72 (setenta e dois)
Contrários: 162 (cento e sessenta e dois)
Abstenções: 0 (zero)

UAG – Garanhuns

Favoráveis: 25 (vinte e cinco)
Contrários: 39 (trinta e nove)
Abstenções: 03 (três)

UAST – Serra Talhada

Favoráveis: 73 (setenta e três)
Contrários: 18 (dezoito)
Abstenções: 01 (uma)

TOTAL:

Favoráveis: 170 (cento e setenta)
Contrários: 219 (duzentos e dezenove)
Abstenções: 04 (quatro)

(Com informações do site da Aduferpe)