Do Metrópoles
Um homem cadeirante, com as pernas amputadas, foi morto a tiros por policiais nos Estados Unidos (EUA). Ao tentar fugir de uma abordagem, Anthony Lowe Jr., de 36 anos, foi atingido por pelo menos oito tiros disparados por três policiais.
Segundo a polícia local, os agentes foram enviados à localização em que ocorreu o incidente após receberem uma denúncia alegando que Lowe Jr. havia deixado sua cadeira de rodas e esfaqueado uma pessoa.
Em comunicado, o Departamento de Polícia de Huntington Park diz que os policiais usaram armas de descargas elétricas para tentar deter o homem. Sem sucesso, os policiais alegaram que ele teria continuado a ameaçá-los com a faca. Diante da situação, os agentes disseram que se sentiram ameaçados e decidiram atirar contra o suspeito.
A família de Lowe Jr. diz que ele o homem tinha amputado suas duas pernas recentemente e não era uma ameaça aos policiais. “Eles mataram meu filho, em uma cadeira de rodas, sem pernas. Eles precisam fazer algo sobre isso”, desabafou a jornalistas a mãe do suspeito, Dorothy Lowe.
O departamento de polícia local comunicou que os três policiais estão afastados em licença administrativa remunerada e que uma investigação sobre a abordagem está em andamento.
O caso aconteceu em meio a protestos contra violência policial nos Estados Unidos. Em 7 de janeiro um homem negro foi morto durante abordagem.
Tyre Nichols foi abordado por agentes devido a uma infração de trânsito. As imagens, gravadas por câmeras de segurança e dispositivos instalados no uniforme dos policiais, mostram o homem sendo imobilizado e agredido. Em outro ângulo, é possível ver que um agente chuta o rosto de Nichols.