Joe DiMeo e os seus cães — Foto: Reprodução/Instagram
Joe DiMeo e os seus cães — Foto: Reprodução/Instagram

Do Extra

O homem que sobreviveu ao primeiro transplante de rosto e mãos da História revelou a reação do seu cão ao vê-lo pela primeira vez com as feições do seu doador.

Joe DiMeo, 24 anos, de Nova Jersey (EUA), foi submetido à exaustiva operação de 23 horas em 2020, depois de sofrer queimaduras de terceiro grau em 80% do corpo quando seu carro foi engolido pelas chamas após acidente.

Embora ambas as tentativas anteriores de transplante de rosto e de mão dupla tenham sido infrutíferas, Joe vive há quatro anos com o rosto e as mãos de seu doador desconhecido, que tinha 47 anos ao morrer.

Apesar de ter rosto e mãos completamente diferentes, ele não teve problemas com seu companheiro peludo e “leal”, Buster, reconhecendo-o:

“Eu peguei Buster seis meses antes do meu acidente, então ele conheceu o meu rosto original, o meu rosto queimado e o meu rosto transplantado”, explicou Joe em vídeo no TikTok. “Quando cheguei em casa com o rosto queimado pela primeira vez, ele sabia exatamente quem eu era e ficou ao meu lado. Depois que fiz o transplante, meus pais o levaram ao hospital para me ver e havia um grupo de pessoas, mas ele correu direto na minha direção e ficou ao meu lado também”, acrescentou o americano.

“E, agora, ele sempre fica ao meu lado sempre que estou por perto”, emendou Joe, que virou tutor de mais um cão, Kirkland, após receber o transplante.

Primeiro a passar por transplante de rosto e mãos comemora ‘ter encontrado um amor’

Joe DiMeo antes e depois dos transplantes — Foto: Reprodução/NYU
Joe DiMeo antes e depois dos transplantes — Foto: Reprodução/NYU

Além do apoio emocional dos cães, Joe tem contado também com a namorada, Jessica Koby, de 32 anos, que conheceu o americano depois de estudar seu caso na escola de enfermagem.

Joe DiMeo e Jessica Koby — Foto: Reprodução/Instagram
Joe DiMeo e Jessica Koby — Foto: Reprodução/Instagram

Intrigada com o seu caso, a então estudante procurou Joe pelas redes sociais, onde a dupla se deu bem imediatamente. Já estiveram de férias e até compraram uma casa juntos, onde vivem com os seus cães.

Apesar de compartilhar sua jornada inspiradora, Joe é frequentemente alvo de comentários cruéis nas redes sociais, assim como Jessica, que é chamada de “interesseira” por internautas.