Publicado às 06h05 deste domingo (9)
Por Dr. Luiz Aureliano Carvalho, médico-dermatologista, ativista político e ex-secretáro de Saude de Serra Talhada
Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Qual o sentido da vida? Obra da divindade ou da grande explosão? Diz a ciência que descendemos dos primatas (macacos), temos o Genoma 99% igual ao do Chimpanzé, portanto, somos animais, numa escala de 1% a mais dos irmãos primatas da Família Hominidae. Nosso comportamento instintivo, de defesa natural de sobrevivência nossa e dos nossos descendentes, egoístas mesmo, mostra de fato o que somos: animais racionais (nem sempre), com consciência, dominando o planeta Terra.
Somos os maiores Predadores do planeta, matamos, extinguimos várias espécies animais, principalmente as que nos servem de alimento; destruímos a natureza, poluímos as águas, basta ver as mudanças climáticas, as catástrofes que ocorrem no Brasil e no mundo, tudo em nome do bem-estar e enriquecimento de uns poucos, na exploração predadora da natureza.
Diz Yuval Noah Harari, professor e historiador de Israel, que o planeta Terra começou e vai terminar sem a espécie humana; é só uma questão de tempo. Aliás, sugiro que qualquer pessoa que queira compreender o comportamento e desenvolvimento do homem, dos caçadores-coletores até os Sapiens modernos, leia a obra dele; três livros: Homo Sapiens, Homo Deus e 21 Lições para o século 21; indispensável!
Aliás, o ser humano para controlar o poder, dominar os outros, inventa histórias, cria ficções, principalmente as religiões e alguns políticos; vida eterna, outras vidas, um Deus a nossa imagem e semelhança, igualdade, fraternidade, distribuição de riqueza no capitalismo e por ai vai… Digo sempre que a paz e o socialismo são duas utopias humanas, que devemos sempre perseguir como norte, como estratégia de vida, mas que nunca alcançaremos!
Desde que a humanidade existe, estamos sempre em guerra mundial (duas) ou em algumas partes do planeta; luta pelo poder pessoal ou de pequenos grupos políticos ou financeiros. As desigualdades sociais continuam no Brasil, praticamente não temos mobilidade social, quem nasce pobre morre pobre.
O grande desejo humano é a Eternidade, fazemos de tudo para nos mantermos jovens e eternos; a Ciência está conseguindo aumentar a expectativa de vida humana, principalmente para os mais ricos. A engenharia genética já consegue escolher o sexo dos filhos, a cor da pele, dos olhos e até gens sem defeitos, sem doenças e de inteligência superior (Eugenia). É esta a sociedade que queremos, com privilégios para poucos?
Nós humanos, segundo a Ciência, somos frutos da genética (60%) e da vida que levamos (40%), para tudo, saúde, doença, escolhas pessoais e por aí vai…, sem contar que o nosso comportamento no dia a dia, é ditado pelos nossos hormônios e pela ética vigente. O que é certo aqui, não é certo acolá, o que era verdade ontem não é mais hoje. Basta comparar o mundo ocidental cristão, com o mundo muçulmano, com o budismo oriental, os países capitalistas com os países socialistas, etc…
Digo sempre que “sou otimista na ação e pessimista na reflexão” (Gramsci), pois aprendi ao longo da vida, como cidadão e como médico, que o Sapiens é egoísta, predador, e como ouvi de um sertanejo aqui de Serra Talhada: “Se gente fosse gente, não faria o que gente faz”. Produzimos seres monstruosos como Hitler, Mussolini, Stalin , Bolsonaro, no entanto, temos seres especiais como Madre Teresa de Calcutá, Mandela, Ghandi, Sabin, Papa Francisco…
Para finalizar, procuremos ter uma vida interessante (Contardo Calligaris), pois uma vida feliz integralmente é quase impossível; pois como disse Guimarães Rosa: “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.
17 comentários em Homo Sapiens, Homo Deus, Chimpanzé?, diz médico de ST