
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Nesta segunda-feira (25), diversos profissionais de saúde do Hospital Regional Professor Agamenom Magalhães, Hospam, estiveram presentes na Praça de Alimentação da Feira Livre, no centro de Serra Talhada, para realizar a primeira edição do Integra Hospam.
O projeto intinerante, tem como objetivo levar diversos serviços de saúde e informações a população serra-talhadense.
Socorro Brito, enfermeira e Superintendente de Enfermagem do Hospam, esteve no evento e falou sobre a importância da ação para a população:
“É de uma importância vital. Apesar do hospital tratar das questões de urgência e emergência, ele leva para população, os serviços básicos, que é para incentivar, para mostrar e em muitos casos aqui a gente consegue detectar problemas que daqui já são realizaddos os encaminhamentos, então, é muito importante.
O integra Hospam está levando para população os serviços que são realizados, mostrando para a população o interesse que existe entre o Hospam e a população, a comunidade, estamos aqui com profissionais multidisciplinares para trazer serviços de suma importância para nossa saúde” destacou Brito.
Dentre os serviços oferecidos durante a ação, quem passou pelo local, também pode conhecer e tirar dúvidas sobre o método contraceptivo de implantação de dispositivo intrauterino, DIU.

Leonardo Carvalho, diretor do Hospam, ressaltou a importãncia do serviço:
“O ambulatório para inserção de DIU por enfermeiras iniciou este ano e após a publicação de matéria do Farol, divulagação, e ação do Integra Hospam em cidaes vizinhas da XI GERES, nós conseguimos atingir 300% de procura para o ambulatório.
A importância do diu, em relação a linha de cuidado com a saúde da mulher, é porque evita a gravidez, é um método não cirúrgico, que pode ser retirado depois.
Então ela recebe todas as informações com nossa equipe de enfermagem, então , é o primeiro ambulatório do estado de pernambuco, nos ertão, a ser colocado em prática e agente fica muito feliz com os resultados, com a procura.”
A reportagem do Farol de Notícias, entrou em contato com Isabel Amorim, Enfermeira Obstetra e responsável pelo atendimento no Hospam, que trouxe mais informações sobre o assunto.
O ambulatório de planejamento reprodutivo está em funcionamento desde fevereiro e é destinado a atender mulheres que estão no início da idade fértil até a menopausa.
O DIU disponibilizado pelo Hospam é o de cobre, que tem como ação, a mudança do endométrio (parede do útero) pela liberação de íons de cobre na cavidade uterina, impedindo a passagem do espermatozóides, agindo antes da fecundação.
O dispositivo aumenta a concentração de cobre no muco cervical, dificultando a mobioidade dos espermatozóides que morrem antes de fecundarem o óvulo.
BENEFÍCIOS
Os benefícios são muitos: é um método de longa duração, tendo em vista que, pode permanecer até 10 anos mas, pode ser retirado quando desejar e a mulher poderar engravidar, é livre de hormônio, não diminui a libido na mulher, não interfere na amamentação, de fácil e rápida inserção.
No dia do atendimento é realizado uma consulta de enfermagem para verificar se a paciente está apta à inserção, receber todas as informações sobre o método e as dúvidas são sanadas.
O maior benefício é o empoderamento dessa mulher, a escolha por um método de longa duração, seguro e que não vai interferir em outras escolhas que ela fizer.
ATENDIMENTOS
Os atendimentos do ambulatório do Hospam acontecem todas as terças-feiras. Os atendimentos são previamente agendados pelo setor de regulação do municipio de Serra Talhada.
Para maiores informações, as interessadas podem entrar em contato com o setor de Regulação do Hospam, através do número: (87) 988758440