
Um problema que a nova diretora do Hospam, Ákila Monique, já identificou, em pouco mais de um mês a frente da unidade, é que o hospital segue recebendo pacientes de baixa complexidade. Isto é, que deveriam ser atendidos pela rede municipal através das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
Em entrevista ao Programa do Farol no Youtube, a gestora disse que há um ‘gargalo’ com pacientes não sendo atendidos onde deveriam e, por isso, acabam superlotando o Hospam, que é uma unidade de média e alta complexidade.
“Não deixa de ser um gargalo pra gente, a sobrecarga da nossa emergência ela se dá também porque temos muitos pacientes que são perfis de atenção básica, deveriam estar sendo atendidos nos postos de saúde e não estão sendo atendidos”, disse Ákile, detalhando:
“E vão para lá [para o Hospam] com coisas simples, sobrecarregam a emergência e a equipe que prioriza obviamente quem está mais grave, eles acabam esperando [os pacientes de baixa complexidade], e acaba acumulando gente lá [na triagem] e a gente precisa contornar a situação”.
“São muitos atendimentos que são de verde e azul [cores das fitas das triagens dos pacientes pouco graves], que não deveriam estar procurando o hospital, que é urgência e emergência.”
Veja a declaração da nova diretora do Hospam no vídeo abaixo
7 comentários em Hospam é sobrecarregado por pacientes que deveriam ser das UBS’s