Uma mulher italiana devota do conhecido guru hindu Sai Baba doou nesta sexta-feira uma coroa de ouro e pedras preciosas avaliada em US$ 42 mil a um templo dedicado ao líder espiritual no estado de Maharashtra, no oeste da Índia.
A fiel, de 70 anos e residente na Índia, entregou uma peça de mais de 700 gramas ao templo de Sai Baba em Shirdi, cidade na qual supostamente foi enterrado o santo, indicou à Agência Efe Santosh, porta-voz do Fideicomisso Shri Sai Baba Sansthan, a cargo da administração do santuário.
A fonte detalhou que a doadora visita frequentemente o templo em Shirdi e que anteriormente tinha doado dois “rudrakshas” (sementes redondas utilizadas no hinduísmo para rezar) banhadas em ouro.
Sai Baba, nascido no século XIX, foi um conhecido ascético, cuja vida pessoal não se tem muita informação e que postumamente inspirou o controverso santo Sathya Sai Baba, falecido em 2011.
Após ser acusado de fraude, o santo Sathya deixou os “milagres” durante seus últimos anos de vida e se centrou na caridade e nas ajudas sociais, apoiado por uma fundação que administra, segundo a Fazenda indiana, bilhões de dólares em doações.