O Dia Nacional dos Aposentados e da Previdência Social, celebrado neste sábado (24) rememora conquistas históricas dos trabalhadores e trabalhadoras e reforça o valor da seguridade social para a proteção da população. Instituída oficialmente pela Lei nº 6.926/81, a data reconhece a dedicação de milhões de brasileiros que, ao se aposentarem, iniciam uma nova etapa de vida com direitos garantidos pela Previdência Social, sistema que oferece amparo ao cidadão em diferentes momentos da vida.
Para muitas pessoas, a tão sonhada aposentadoria, é o momento ideal da vida, para ser dedicado ao descanso e aproveitar para ter dias mais tranquilos, tendo em vista que não terão mais que cumprir a exaustiva rotina de trabalho diária. Já para muitas outras, se manter na ativa é essencial e por isso, mesmo que não trabalhem mais, procuram outras atividades para passar o tempo, o que traz uma série de benefícios para a saúde do corpo e da mente, por exemplo.
Receba as manchetes do Farol pelo canal no WhatsApp (clique aqui)
Em Serra Talhada, um equipamento social, que atende homens e mulheres da terceira idade, é o Centro de Referência do Idoso, CRI, que há quase onze anos, tem mudado a realidade de pessoas com mais de 60 anos e contribuido diretamente para que elas se mantenham saudáveis e ativas na sociedade, por meio de uma série de atividades que são desenvolvidas diariamente.
Em contato com a reportagem do FAROL, a coordenadora Meiry Godoy, falou sobre a atuação do equipamento na cidade:
“O Centro de Referência do Idoso é um equipamento social que atua nas duas proteções; proteção social básica, oferta o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, com atividades na quarta a sexta-feira, oficina de música, dança e atividade física; proteção social especial, atende as situações de violência e violação de direitos, com uma equipe técnica, advogada, psicóloga e assistente social. O CRI esse ano completa 11 anos, se destacando e sendo referência em atuar na Política da Pessoa Idosa”, destacou.
Nesta semana, a reportagem do Farol de Notícias conversou com uma das usuárias, Dona Margarida Maria Santos, popularmente conhecida como Dona Guida, de 71 anos, moradora do bairro Ipsep, que faz parte do CRI desde o início das atividades:
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
“O CRI, para mim, é uma coisa muito importante. Há 10 anos que eu participo e não tenho o que reclamar, porque lá nós temos todas as nossas atividades, nós temos oficina, oficina de dança, oficina de música, oficina de artesanato, nós temos aula de cantos, de bom. A gente se sente muito bem, se sente muito à vontade, porque eles nos dão todas as liberdades, porque nós temos todas as assistências que nós precisamos, sempre estão com a gente nos melhores e nos piores momentos, nos dando assistência, nos ajudando”, explicou Dona Guida, continuando:
“Essa semana teve uma palestra lá e comentando sobre pessoas que dizem que se sentem doentes por conta que vão pensar nas doenças, e terminam com estresse, com depressão, e eu não sei dizer isso, porque eu não me sinto assim, porque eu faço de tudo para não me sentir doente. Muitas vezes eu não quero ser velha, eu tenho 71 anos, mas eu quero ter o espírito de 30 e sempre feliz por tudo que nos acontece, por isso sou uma idosa feliz, porque se a gente ficar em casa, será pior, porque um sai para trabalhar, outro sai para viajar, e a gente fica em casa só, fica pensando, mas durante esse período eu sempre fico ouvindo música, vendo as coisas, assistindo o Farol de Notícias no celular, porque eu sou seguidora do Farol de Notícias, com muito orgulho, e não tenho a que me reclamar de nada, de idade, de doença, porque os problemas de saúde a gente sempre tem, mas eu tiro de letra, vou procurar me distrair de outra maneira, procuro fazer minhas atividades”
