Pelo menos 64 pessoas morreram nesse domingo (25) em um incêndio em um shopping em Kemerovo, cidade industrial na Sibéria ocidental, afirmou a agência de notícias oficial russa TASS. “Até o momento podemos confirmar essas mortes no incêndio do shopping em Kemerovo”, indicou o comitê de investigação russo, citado pela agência.
Dos 64 mortos, nove são crianças. Do todo, ainda procuram por 10 pessoas que estão desaparecidas e atendem 11 feridos no hospital. O incêndio teve início em uma sala de cinema e forçou a evacuação do shopping, que, além do cinema e das lojas, conta com uma sauna, restaurantes e um boliche.
O fogo destruiu mais de mil metros quadrados do shopping, segundo a imprensa russa. Socorristas indicaram que cerca de 120 pessoas foram evacuadas. “Segundo as informações preliminares, o telhado afundou em duas salas de cinema”, afirmou o comitê de investigação.
Uma investigação por “violação das normas de segurança que levou à morte por imprudência de pelo menos duas pessoas” foi aberta, segundo o comitê. Às 14h30 (de Brasília) o fogo estava controlado, segundo o ministério russo de Situações Emergenciais. O órgão acrescentou que 300 socorristas e bombeiros foram ao local.