
Por Seu Crédito Digital
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dará início aos pagamentos dos benefícios aos aposentados e pensionistas a partir desta quinta-feira (25), seguindo o calendário estabelecido para o ano de 2024. Desse modo, o cronograma, divulgado recentemente, determina as datas de depósito dos valores, considerando o final do número de identificação do benefício.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão (clique aqui)
Os pagamentos do INSS abrangem diversas modalidades de aposentadoria, como por idade, por tempo de contribuição e por invalidez. Além disso, garante benefícios como auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensões por morte. Ademais, salário-família, salário-maternidade, pecúlio e seguro-defeso, destinado aos pescadores durante o período de defeso da pesca.
Pagamentos INSS
Primeiramente, para os segurados que recebem até um salário mínimo, o pagamento do INSS será liberado nos últimos cinco dias úteis de cada mês, conforme a tabela abaixo:
- Final do NIS 1: 25 de janeiro;
- Final do NIS 2: 26 de janeiro;
- Final do NIS 3: 29 de janeiro;
- Final do NIS 4: 30 de janeiro;
- Final do NIS 5: 31 de janeiro;
- Final do NIS 6: 1 de fevereiro;
- Final do NIS 7: 2 de fevereiro;
- Final do NIS 8: 5 de fevereiro;
- Final do NIS 9: 6 de fevereiro;
- Final do NIS 0: 7 de fevereiro.
Por sua vez, para beneficiários que recebem acima de um salário mínimo, as datas de pagamento do INSS são definidas no início de fevereiro, conforme a seguinte distribuição:
- Finais 1 e 6: 1 de fevereiro;
- Finais 2 e 7: 2 de fevereiro;
- Finais 3 e 8: 5 de fevereiro;
- Finais 4 e 9: 6 de fevereiro;
- Finais 5 e 0: 7 de fevereiro.
Consulta
A fim de garantir informações precisas sobre seus benefícios, os segurados do INSS podem consultar o extrato de pagamento no site oficial do INSS ou por meio do aplicativo (Android e iOS). Dessa maneira, utilizando sua conta Gov.br, a plataforma única de login para os serviços do Governo Federal.
Além do extrato de pagamento, a plataforma oferece recursos adicionais, como a previsão de valores a serem recebidos nos próximos calendários. Ainda, datas de pagamento futuras e a possibilidade de agendar ou remarcar perícias, bem como contratar outros serviços relacionados aos benefícios da Previdência Social.
Por fim, estar atento ao calendário do INSS é crucial para os segurados e dependentes. Assim, permitindo o planejamento adequado dos gastos e assegurando o recebimento pontual dos benefícios. Como um direito dos trabalhadores, a informação constante é fundamental para o pleno usufruto desses direitos.