
Com informações do Diário de Pernambuco
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou, nesta segunda-feira (24), a liberar o 13º salário para aposentados e pensionistas que não receberam a antecipação do benefício nos meses de abril e maio. A nova rodada contempla apenas aqueles que passaram a ter o benefício ativo após o período da antecipação.
De acordo com a estimativa do órgão, cerca de 2,3 milhões de benefícios serão pagos, resultando na injeção de aproximadamente R$ 2,2 bilhões na economia. Os primeiros a receber são os segurados que ganham um salário mínimo (R$ 1.518), seguindo o calendário conforme o último dígito do número do benefício.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Para quem recebe acima do piso nacional, os pagamentos começam em 1º de dezembro, também obedecendo ao dígito final do cartão. A consulta aos valores pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS. Após fazer login, o usuário deve acessar a opção “extrato de pagamento” para verificar os depósitos.
Têm direito à gratificação natalina os segurados que recebem aposentadorias, pensões e benefícios por incapacidade, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente. No caso dos benefícios temporários, como o auxílio-doença e o auxílio-acidente, o valor do 13º é calculado proporcionalmente ao período de recebimento até a data de depósito.
Já beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e da RMV (Renda Mensal Vitalícia) não estão incluídos no pagamento do 13º salário.