Instituto Histórico de Serra Talhada emite nota de pesar por Paulo Rosback

Por Paulo César Gomes

O Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Serra Talhada (IHGCST), vem por meio desta, lamentar o falecimento do multiartista serra-talhadense Paulo Rosback, ocorrido ontem (30), em Olhos d’Água, Goiás. Paulo Rosback nasceu em 25 de março de 1950, em nosso município. Era filho do senhor Antônio Rosback. escrivão da cidade,

Aos 8 anos aprendeu a tocar o seu primeiro instrumento musical, o tarol, para tocar na banda do Colégio Municipal Cônego Tôrres. A partir daí teve seu primeiro contato com os tambores através de seu grande guru, o mestre Fernando Moura.

Aos 10 anos acompanhava a banda de Fernando, carregando e limpando os instrumentos, aproximando-se assim da música e de sua grande paixão, a bateria. Um dia, Moura deu a oportunidade de que tanto Rosback esperava: sentar-se na bateria! Fernando Moura impressionou-se com a habilidade de Rosback e a forma com a qual ele conseguia tirar o som da bateria, sem nunca ter tocado o instrumento. Logo após isso, Rosback tornou-se baterista do lendário grupo “Edésio e Seus Red Caps”.

Instituto Histórico de Serra Talhada emite nota de pesar por Paulo Rosback

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Aos 17 anos foi para o Recife, onde tocou com várias bandas e artistas, dentre elas a banda The Victoris e o grande músico, Robertinho do Recife.

Na década de 1970, Paulo Rosback viajou para a capital do país, Brasília, onde acompanhou várias bandas e cantores como Elson Sete e Raulino. Foi um dos fundadores da banda Placa Luminosa.

Na mesma década, foi para São Paulo, tocar na Banda Mantiqueira, sobre a regência do maestro e saxofonista Proveta e seus amigos Walmir Gil, Fransuar, Pedro Ivo e Widor Santiago, destacou-se por suas criações musicais inovadoras, que misturavam a levada do baião, ritmo trazido de suas raízes musicais. Rosback ainda fez participações com Jessé, Jamelão, Altemar Dutra, Reginaldo Rossi, Antônio Carlos & Jocafe, também foi convidado para fazer um trabalho com a Elis Regina, dentre outros renomados músicos brasileiros.

 

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Onde passou, Paulo Rosback conquistava os olhares e os ouvidos dos mais altos críticos musicais, com o seu jeito único e irreverente de tocar, criar e aplicar os ritmos brasileiros.

Em 2017 participou do Projeto Paulo Rosback e Família, no qual participaram seus dois filhos, Tiago Rosback e Micael Rosback, também bateristas, juntamente com os músicos convidados Betinho Rodrigues (guitarra), Clayton Souza (saxofone) e Mazinho Ventura (baixo).

Aos familiares e amigos, os nossos sentimentos de pesar!