Investigação de repasses federais para projeto do MinC em Serra Talhada ganha destaque nacional

Com o adeus do PT à frente do comando do país, a gestão Michel Temer (PMDB) começou a investigar projetos tocados na gestão anterior, de Dilma Rousseff, que planejavam destinar grandes somas de recursos para alguns municípios, incluindo Serra Talhada. O caso ganhou repercussão nacional esta semana.

Segundo o jornalista Lauro Jardin, de O Globo [veja], o governo tem se espantado com algumas cifras de projetos de comunicação comunitária (produção de conteúdo feita de forma colaborativa, com participação da sociedade), que eram financiados pelo Ministério da Cultura.

Um dos projetos cujas cifras envolvidas chamaram a atenção é a o Canal Cidadania, TV comunitária de Serra Talhada. A garantia oficial da entrega do sistema audiovisual para o município ocorreu em novembro de 2015 [relembre], durante o 9º Encontro de Culturas Populares e Tradicionais.

Na época, o secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, revelou que o Ministério iria entrar com um aporte inicial de R$ 400 mil logo no início de 2016 para garantir a TV para o município. O fato foi comemorado com grande emoção pelo prefeito Luciano Duque [Relembre].

Em janeiro deste ano, o vereador do PT, Manoel Enfermeiro, líder do governo na Câmara Municipal, acompanhou a visita de um engenheiro responsável pela elaboração do projeto da TV Cidadania, a Serra Talhada [Acompanhe].