
Da CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se confundiu em um discurso na finalização da Cúpula da Otan, a aliança militar ocidental, nesta quinta-feira (11) e chamou Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, de “Putin”, presidente da Rússia.
Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Isso aconteceu quando Biden apresentou Zelensky ao público, afirmando: “e agora quero passar [a palavra] para o presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação. Senhoras e senhores, presidente Putin”.
O líder americano percebeu o erro e voltou ao púlpito para se corrigir.
“Presidente Putin? Ele vai derrotar o presidente Putin! Presidente Zelensky! Estou tão focado em derrotar Putin que temos que nos preocupar com isso”, afirmou, antes de cumprimentar Zelensky, que disse rindo: “Eu sou melhor”.
Havia 32 aliados e líderes estrangeiros no palco junto a Biden para anunciar apoio ao “Pacto da Ucrânia”.
A Rússia, comandada por Vladimir Putin, invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, levando ao maior conflito entre nações na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, segundo chefes de Estado e especialistas.
Chanceler da Alemanha defende Biden
Após a gafe, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, defendeu o presidente dos EUA.
“Deslizes acontecem, e se você sempre monitora todo mundo, você encontrará muitos deles”, afirmou Scholz quando questionado sobre o caso por repórteres.
“Mas isso não muda nada do que o presidente dos EUA declarou muito claramente em seu discurso”, concluiu.
Acompanhe o dia a dia da TV Farol de Notícias no Instagram (clique aqui)
Pressão contra candidatura
A confusão de Joe Biden acontece enquanto a pressão contra sua candidatura de reeleição aumenta ainda mais dentro do partido Democrata. O número de parlamentares que pediram pela desistência passa de dez.
Políticos e eleitores questionam a aptidão física e mental do presidente americano devido à idade avançada e um desempenho ruim no Debate da CNN, no qual aparentou dificuldade para falar e certa confusão.
Ainda nesta quinta, Biden deve conceder coletiva de imprensa pela primeira vez desde o debate, marcando mais um momento importante para tentar convencer seus partidários que consegue continuar na disputa.