DSC_0008

Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García

O jogo de realidade aumentada Pokemon Go (veja), lançado oficialmente no Brasil na última quarta-feira (3),  mudou a rotina dos jovens serra-talhadenses e tem preocupado as autoridades policiais em Pernambuco. Nessa terça-feira (10), a PMPE emitiu nota dando dicas de segurança aos jogadores e comerciários, alertando para medidas preventivas, já que o aplicativo vem causando acidentes e exposição a assaltos em todo o mundo. O FAROL foi até a praça Sérgio Magalhães, no Centro, que vem se tornando o maior ponto de concentração de jogadores.

Em conversa com a nossa reportagem, Yago Clayton, 16 anos, disse que curte o jogo desde que foi lançado. “A gente sai toda hora, a noite também, mas só até umas 21h e as vezes a gente sai de carro e ai vai até tarde. Temos medo de ser assaltados direto, até agora aqui de manhã porque a criminalidade aqui é alta. Esperamos que a polícia faça mais ronda nas praças que é onde a galera está jogando. A noite, agora, tem muitas pessoas aqui. Já conhecemos novas pessoas e tem até um grupo que andam juntos para não serem assaltados”, relatou.

DSC_0015

Para Thiago Medeiros, 17 anos, o grupo de que faz parte está atento e, por isso, vem utilizando o Pokemon Go sempre em lugares movimentados. “De ser atropelado a gente não tem medo, jogamos na maioria das vezes em praças e em lugares movimentados. Agora, medo de ser assaltado é sempre porque a cidade não tem segurança.” Já para o jogador Kacike Cândido, 26 anos, é preciso redobrar a atenção mesmo. “A pessoa já anda atento a cada movimento que parecer suspeito. Depois de 22h já não saio com o celular não. A sensação de jogar é muito boa, mas tem essa frustração de você não ter a liberdade de jogar a hora que for”, comentou.

 “As vezes me sinto seguro, as vezes não, depende da localização e também da movimentação da rua, do horário. Não costumo sair à noite, mas já sai. Sobre os riscos do jogo, acredito que em geral pode acontecer de a pessoa ser atropelada, mas eu presto atenção”, reforçou o jogador Victor Emanuel, 21 anos.

Abaixo, confira a nota emitida pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) sobre o jogo:

A Assessoria de Comunicação Social (AsCom) da PMPE, em relação ao jogo Pokemón, informa algumas dicas de segurança para os usuários do game:

  • Não exponha equipamentos eletrônicos (Smartphones, tablete);
  • Atenção ao atravessar ruas e avenidas;
  • Atenção aos desníveis nas calçadas, para não sofrerem acidentes;
  • Respeite à residência dos outros na busca das figuras virtuais;
  • Respeite os limites privados, principalmente os relacionadas a gêneros (masculino/feminino);
  • Procure estar em grupo com, pelo menos, um do grupo atento aos arredores do trajeto; e
  • Aos moradores/comerciantes, não permita ingresso de estranhos em suas residências/estabelecimentos, alegando estarem na busca de Pokemóns.
  • Salientamos que a PMPE intensificará as rondas nas localidades onde há maiores concentrações de personagens virtuais do aplicativo.

JAILSON PACHECO SERAFIM – CEL PM

Assessor de Comunicação Social da PMPE

DSC_0018

 

DSC_0001