JOGOS ESCOLARES DE ST: Leitora denuncia favorecimento e falta de segurançaPor leitor de codinome Maria

Caro Giovanni Sá peço espaço aqui no nosso querido FAROL DE NOTÍCIAS para essa denúncia:

Visito o querido FAROL regularmente para me inteirar das notícias da cidade e, acreditando no trabalho sério e competente realizado por vocês, sinto-me à vontade para lhe escrever a fim de que possa tomar conhecimento e quem sabe “repercutir”, no seu dizer, algo lamentável que vem acontecendo nestes jogos escolares na sua fase municipal em Serra Talhada. Sou estudante universitária e mãe de aluno de uma escola aqui da cidade e tenho tido a oportunidade de prestigiar algumas partidas. Primeiro, é fundamental destacar a pouca quantidade de escolas participantes e em poucas modalidades.

Desnecessário destacar a importância desse tipo de evento para nossos jovens. Inicialmente fiquei me perguntando o motivo dessa baixa adesão. Mas depois de algumas observações ficou claro o porquê. Falta total de organização, de competência dos responsáveis e de segurança. Não se pode conceber, por exemplo, que o coordenador-geral também seja técnico de times e árbitro. Isso no mínimo gera motivo para suspeição do indivíduo. A arbitragem é, no geral, despreparada, chegando a prejudicar as equipes com equívocos inexplicáveis e interpretações errôneas das regras um claro favorecimento a algumas escolas.

Para completar, a maioria dos técnicos e professores reclamando que para receber uma informação dos jogos,tem que esperar um boletim vindo da cidade de Arcoverde,pois dizem que um dos coordenadores dos jogos fica de lá dando as coordenadas. Aí pergunto? E a secretária e seu executivo o que fazem. Não há segurança alguma, nem mesmo uma equipe médica à disposição dos atletas e dos torcedores.

As partidas que acontecem no Ginásio Egídio Torres que não consta nem a presença de alguns homens travestidos de segurança. E as vezes o que aparecem, são truculentos com crianças, adolescentes, tanto meninos quanto meninas. No dia seguinte, fui ao Ginásio municipal acompanhar algumas partidas dos jogos . O público não era grande. Talvez de 100 a 200 pessoas entre crianças, adolescentes, pais, professores, treinadores, atletas, organizadores e arbitragem.

Ao fim de uma partida no horário da noite, houve ameaça de invasão da quadra para promover pancadaria contra o time que havia causado o tumulto. Não vi a movimentação da organização e nem da arbitragem e, sim só um professor que conteve a entrada dos brigões fim de evitar o pior. Não havia qualquer segurança. E quando fui embora, cerca de 30 minutos após o fim do jogo, ninguém da polícia chegou ao local. O jogo era da categoria infantil, portanto apenas adolescentes de no máximo 15 á 17 anos.

Um verdadeiro absurdo. E o pior, não há a presença de nenhuma ambulância, nem no ginásio do Ginásio e nem nos arredores para atender a qualquer eventualidade. Agora pergunto, como deixar meu filho participar de uma competição desse nível? Agora estou com medo. Não sinto que ele estará seguro participando desses jogos. É assim que a prefeitura municipal de Serra Talhada está incentivando nossos jovens a praticar esportes?

O Brasil se prepara para sediar as Olimpíadas. Será que não seria o momento de haver um forte investimento aqui na cidade para, quem sabe, (nada é impossível quando há oportunidade e determinação) revelarmos algum atleta? Agora promover esse tipo de evento, com esse grau de desrespeito para com esses meninos e meninas é algo no mínimo temeroso. Só me resta lamentar profundamente e torcer para que seja feito algo antes que o pior aconteça.

Um forte abraço