Jovem que estava desaparecido há 5 dias no Pico Paraná relata o que passou
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Com informações do Metrópoles

Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, foi localizado com vida nesta segunda-feira (5/1) após passar cinco dias desaparecido no Pico Paraná, na Serra do Mar paranaense. A região é considerada uma das mais desafiadoras da área.

Em um vídeo divulgado pela família nas redes sociais, o jovem relatou as condições físicas após o período isolado. Ele contou que sofreu ferimentos e enfrenta dificuldades para enxergar por ter perdido os óculos durante o trajeto. “Eu estou cheio de roxos no corpo, estou com várias escoriações. Estou sem enxergar, porque perdi meu óculos. Mas estou bem”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Assista o relato de Roberto

Como tudo aconteceu?

O desaparecimento ocorreu no dia 1º de janeiro, durante a descida do Pico Paraná, que tem 1.877 metros de altitude e é o ponto mais elevado da região Sul do Brasil. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Roberto apresentou mal-estar durante a subida, mas conseguiu alcançar o cume por volta das 4h. Após descansar, iniciou a descida e acabou ficando para trás, não sendo mais visto.

As buscas se estenderam por vários dias e envolveram equipes especializadas em salvamento em áreas de montanha, além do apoio de voluntários experientes. Helicópteros, drones e câmeras térmicas também foram utilizados na tentativa de localizar o jovem.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

A operação foi concentrada em um trecho classificado como altamente técnico, com mata densa, desníveis acentuados, penhascos, escadarias de pedra, grampos metálicos e mudanças repentinas nas condições climáticas — fatores que dificultaram o trabalho das equipes de resgate.