
Representando Serra Talhada no Festival Pernambucano de Publicidade, o Cria PE 2025, dois jovens estudantes conquistaram ouro na categoria Capivarinha Jovens Talentos. O evento aconteceu em Recife na noite desta terça-feira (4). Bárbara Lima e Anthony Cândido foram premiados com um projeto publicitário para o Unificados POP Rua, coletivo criado em 2016 que oferece alimentação, cuidado, atendimento e apoio à reinserção social de pessoas em situação de rua na capital pernambucana.
Bárbara Lima, de 22 anos, é moradora do bairro Universitário e estudante de Publicidade pela Uninter em Serra Talhada e trabalha como Redatora Publicitária. Já Anthony Cândido, tem 25 anos, mora no bairro Nossa Senhora da Penha e estuda Técnico em Design Gráfico pela ETE Clóvis Nogueira Alves e trabalha como Diretor de Arte.
O projeto contou com a mentoria de Thiago Máximo, designer formado em Design de Produto pela Unicesumar Serra Talhada e pós-graduado em UX/UI Design pelo Instituto Desenho Instrumental. O desafio era desenvolver uma campanha de conscientização sobre pessoas em situação de rua, a partir de um olhar sensível e humano.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Em contato com o Farol de Notícias, Bárbara explicou que a partir de uma conversa com Rafael, que é o presidente do coletivo, eles desenvolveram uma plataforma de assinaturas solidárias inspirada nos serviços de streaming e estruturada de forma gamificada. Intitulado “Quem está assistindo?”, o projeto apresenta para os assinantes o Club Pop Rua a partir das histórias reais de pessoas em situação de rua.
Na plataforma também conta com opções de engajamento e transparência das ações realizadas pelo coletivo. O assinante pode acompanha metas, níveis de contribuição, relatórios de impacto e evolução das ações. A proposta se destacou e consquistou o reconhecimento do juri pela combinação entre criatividade, responsabilidade social e inovação tecnológica.
DEPOIMENTO DOS JOVENS
Para Bárbara, desenvolver o projeto foi, além de um exercício criativo, uma experiência marcante. “Trabalhar essa pauta mexeu comigo. Escutar as histórias, entender as dificuldades e transformar isso em comunicação foi muito impactante. E trazer esse ouro para o Sertão é emocionante”, comemorou a estudante.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Anthony comentou sobre o processo de criação do projeto, que exigiu sensibilidade e entrega ao tema desafiador. Para paraticipar da competição a partir do critério “Conexão Local: vínculo com o contexto de Recife”, ele explicou que a dupla recorreu a cliente recifense. Ambos são colaboradores da Agência Saminina, que também concorreu no Cria PE em outras categorias.
“Abraçamos todos os desafios impostos, sem usar o prazo ou nossa localização no interior de Pernambuco como justificativa. Foi uma jornada tripla, conciliando trabalho integral, estudos e a criação do projeto. O resultado foi completo, incluindo um protótipo funcional, vídeo case, painel publicitário e feedbacks de pessoas que não conheciam o tema”, finalizou.