Confiante num desfecho positivo sobre a disputa jurídica em torno seu mandato, a vereadora Juliana Tenório (SD) não está deixando de atuar com propostas positivas na Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) e tampouco fugindo dos debates importantes travados no legislativo.
Na última terça-feira (13) a parlamentar emitiu sua opinião sobre o funcionamento do Centro de Parto de Serra Talhada, inaugurado no bairro Caxixola, e que foi muito criticado pelo médico e ex-prefeito de Tabira, Edson Moura, e pelo obstetra serra-talhadense Lourival Rodrigues, Tenório fez a defesa do parto norma e do equipamento.
“A Casa de Parto vem para a ajuda de muitas mulheres e de toda população de Serra Talhada, eu vi a reportagem que falava que o parto normal é algo arcaico, não, eu como uma profissional da área da saúde falo que isso é um equivoco a gente está dizendo isso, é um parto que tem uma recuperação melhor, a mãe consegue ter contato com seu filho de imediato, que é muito importante tanto para a saúde da criança, quanto para a recuperação da mãe, então é algo muito valioso que a gente consegue”, disse Juliana, arrematando:
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“Quantas e quantas mães às vezes vão ter que ir para fora, ir para outro município, às vezes para Recife para ter o seu filho? E a gente tem uma casa de parto hoje em Serra Talhada que vai oferecer uma média de 70 partos por mês, eu acho isso muito importante, e não levar essa desinformação a população”.
“Hoje o Ministério da Saúde preconiza o parto normal tanto pelo baixo custo, quanto pela recuperação da mulher com seu filho, então é algo que a gente tem como um poder legislativo que abraçar a causa, defender a causa e levar a importância disso para toda a nossa população, para todas as nossas mulheres. Pensem como é difícil para uma mãe ter que ir para Recife, para outro município ter o seu filho, a gente precisa de uma rede de apoio, e quando a gente tá longe de casa a gente não tem essa rede de apoio, muitas dessas mães tem que deixar os seus outros filhos com outras pessoas para estarem viajando para ter os seus filhos”.
Ainda durante o discurso, Juliana Tenório reforçou que os casos complicados terão uma atenção médica especial.
“Gente, a mulher sabe parir, o pessoal da casa de parto está aí para auxiliar, é claro que se tiver complicações essa mulher vai ter um hospital de referência para ser encaminhada, então eu acho que a gente que ver bem o que estamos falando para deixar mais claro e levar mais informação para a população. É só a minha opinião como legislativa, como mãe e como mulher”.
18 comentários em Juliana Tenório não se exime do debate sobre o Centro de Parto em ST