Foto: Divulgação Renault
Foto: Divulgação Renault

Com informações do g1

Está cada vez mais caro para o brasileiro adquirir um carro zero km, mesmo que seja os chamados “populares”. Agora, o Renault Kwid teve um aumento de preço em sua linha 2025, e conta com duas versões que superam os R$ 80 mil: a Intense com pacote bicolor (R$ 81.990) e a Outsider (R$ 82.090).

Desde que foi lançado em 2017, o Kwid quase duplicou de preço: a primeira versão, antes da reformulação, era comercializada por R$ 34.990.

Todas as variantes do Kwid na linha 2025 tiveram um aumento de R$ 1.500. Segundo Cássio Pagliarini, diretor de estratégia da Bright Consulting, o aumento no preço é consequência do dólar mais elevado.

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“Temos conteúdo local no veículo, mas sempre há peças importadas. Esse pulo da moeda estrangeira foi grande e não dá para ser absorvido em cortes ou eficiência dentro da empresa”, disse o especialista.

Confira as alterações de preço de cada versão:

• Zen: passou de R$ 74.590 para R$ 76.090;
• Intense: de R$ 77.590 para 79.090;
• Intense Pack Biton: de R$ 80.490 para 81.990;
• Outsider: de R$ 80.590 para R$ 82.090.

A versão de entrada mantém o mesmo conjunto de recursos da linha 2024, incluindo rádio com conexão bluetooth, ar-condicionado, quatro airbags (dois frontais e dois laterais), luzes diurnas de LED na parte dianteira, sistema start-stop (para auxiliar na economia de combustível), monitoramento da pressão dos pneus e vidros elétricos apenas nas portas dianteiras.

A distinção em relação à versão Intense, que já ultrapassa os R$ 80 mil, é a implementação da central multimídia Media Evolution, que só permite a conexão com o celular através de fio. Existem ainda espelhos retrovisores com regulagem elétrica e uma câmera de ré — que não é das mais eficientes.

Caso o cliente deseje, pode-se ainda incluir o teto em duas tonalidades e as rodas de liga leve de 14 polegadas, convertendo o compacto para a versão Intense Pack.

Por mais R$ 500, a versão aventureira Outsider adiciona apenas apliques de plástico e adesivos. Em todas as versões, o Kwid utiliza um motor de três cilindros de 71 cv e 10 kgfm de torque. O câmbio possui cinco velocidades manuais.

Com todos esses acréscimos, o mercado do Brasil apresenta cada vez menos alternativas de carros de baixo custo. Somando às versões Zen e Intense, há apenas mais duas opções do Fiat Mobi, que ainda é o carro mais em conta no país.

A variação Like, a mais barata do Mobi, inclui recursos como controle de tração e estabilidade, assistente para partida em rampas, vidros dianteiros e apenas a preparação para rádio.

Existe ainda uma versão com um caráter mais aventureiro, conhecida como Trekking. A versão adiciona uma central multimídia de sete polegadas com conexão sem fio (um benefício em relação ao Kwid), banco do motorista com ajuste de altura e os famosos adesivos e apliques que dão ao veículo um visual de carro para enfrentar lama.

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Fiat Mobi Like custa R$ 74.990 — Foto: Divulgação | Fiat
Fiat Mobi Like custa R$ 74.990 — Foto: Divulgação | Fiat

Veja os preços

• Fiat Mobi Like: R$ 74.990;
• Fiat Mobi Trekking: R$ 77.990.

Em todas as versões do Mobi, o motor 1.0 de quatro cilindros oferece 74 cv de potência e 9,7 kgfm de torque. Assim como no Kwid, o câmbio é manual de cinco velocidades.

Embora tenha um preço mais acessível e uma lista de equipamentos um pouco mais extensa, o Mobi fica atrás do Kwid no quesito capacidade do porta-malas. O compacto da Fiat possui capacidade para apenas 200 litros de bagagem, enquanto o da Renault comporta 290 litros.